Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Alegria de sertanejo


Depois de muita reza, pedidos inclementes a São Pedro, os sertanejos começam a ter preces atendidaas. Alguns municípios que compõem a regional Patos tiveram bons registros pluviométricos no dia de ontem. É o caso de Patos, com 25mm marcados no pluviômetro da Embrapa, zona rural da cidade. Antes da chuva, porém, fortes ventos causaram a queda da estrutura metálica do posto de combustíveis Cruz da Menina, causando uma série de estragos materiais. Por sorte ninguém se feriu, mas houve pânico no local. O Corpo de Bombeiros foi acionado várias vezes pela população para retirada de árvores derrubadas pela ventania. Em vários bairros periféricos da cidade de Patos, sempre que caem chuvas fortes, os moradores passam por momentos difíceis, com alagamentos e perigo de desabamento das casas, especificamente para aqueles que residem em moradias de taipa. A Prefeitura de Patos informa que já vem fazendo poda de árvores e está iniciando limpeza de canais e galerias.
Em outros municípios monitorados pela Emater as chuvas trouxeram ânimo ao homem do campo. Em Cacimba de Areia foram 28mm; Junco 31; Passagem 13,8; Salgadinho 34; Santa Luzia 27,5; São José de Espinharas 34,4; São José de Sabugi 26,5.
No município de São Mamede, apesar de ter chovido apenas 5mm, o prefeito Pedro Barbosa já está se reunindo com representantes das comunidades rurais, recebendo destes a relação de quem vai plantar para que seja definido o plano de corte de terra, uma ajuda que a maioria dos municípios oferece para que não tem maquinário. Segundo Pedro Barbosa, ano passado 500 agricultores foram assistidos com o corte de terra, e a meta é deixar o solo pronto para início do plantio. Se as chuvas passarem a cair com regularidade, oferecendo bom inverno, quanto mais cedo se planta, mais chances há de uma boa colheita. Em Várzea, onde choveu apenas 9mm, ainda não há procura dos agricultores pelo corte de terra. A Prefeitura Municipal trabalha em parceria com a Cooperativa Agrícola nessa ação. Em 2007 cerca de 100 famílias do campo foram assistidas.
foto: garimpandopalavras

Nenhum comentário:

Arquivo do blog