Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Brasil ganha 5,8 milhões de internautas com banda larga em um ano


SÃO PAULO - O Brasil ganhou 6,6 milhões de internautas em um ano, dos quais 5,8 milhões usam banda larga, de acordo com dados do Ibope em parceria com a NetRatings.
O número de brasileiros com acesso à internet atingiu no terceiro trimestre do ano (julho a setembro) a marca de 39 milhões de usuários, o que corresponde a um crescimento de 21% ante mesmo período de 2006, quando foi de 32,2 milhões de internautas, segundo o levantamento.
O dado inclui todos os ambientes - residência, escola, trabalho, cybercafé, entre outros - e compreende brasileiros com idade superior a 15 anos.
Segundo José Calazans, analista do Ibope/NetRatings, "nos últimos meses tem havido diminuição do número de homens na conexão rápida e aumento da quantidade de mulheres". Elas passaram de 7,2 milhões de internautas residenciais em agosto para 7,5 milhões em outubro, enquanto no mesmo período houve diminuição entre os homens, que caíram de 8,1 milhões para 7,9 milhões de internautas residenciais.
O aumento do número de internautas mulheres influenciou o crescimento da audiência de algumas categorias de sites nos últimos meses, como Casa e Moda e Educação e Carreiras, diz Calazans. A categoria Casa e Moda viu sua audiência subir 78% em um ano, enquanto Educação e Carreira cresceu 57% no período.
Em outubro, entre os internautas residenciais, uma das categorias que registrou maior crescimento foi Viagem e Turismo, com alta de 5% na audiência. "Houve promoções de empresas aéreas em outubro, e quando o internauta entra no site de uma, entra na página das outras também para comparar o preço, aumentando a audiência da categoria", diz Calazans.
Acesso residencial
De acordo com a pesquisa, somente no mês de outubro, o acesso residencial à internet contabilizou 30,1 milhões de usuários, enquanto os residenciais ativos - aqueles que acessaram a rede de computadores pelo menos uma vez no mês - ficaram no patamar de 20 milhões.
O Brasil continua sendo o país com maior tempo médio de navegação residencial por internauta, entre os dez países monitorados pela NetRatings. Em outubro, os brasileiros gastaram em média 23 horas e 12 minutos - 1 horas e 12 minutos a mais do que setembro -, ficando a frente de países como França (19 horas e 27 minutos), Estados Unidos (19 horas e 19 minutos) e Japão (18 horas e 21 minutos).

Redação com Agência Estado

Nenhum comentário:

Arquivo do blog