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sábado, 21 de março de 2015

Permissividade exagerada atrapalha educação das crianças, segundo diretora da Escola Arruda Câmara, de Pombal





Maria de Fátima Sousa


 “Se antes os filhos tinham pouca liberdade pelos pais serem mais conservadores, radicais na educação, hoje o cenário é bem diferente e a liberdade é extrema, permissividade exagerada, talvez inconscientemente para compensar. Mas educar não significa isso. É preciso ter limites, carinho, afeto”. Comenta Débora Felinto, gestora da EEEFM Arruda Câmara, da cidade de Pombal.


Ela explica que a formação que está acontecendo na Paraíba para os educadores socioemocionais (educadores, gestores e coordenadores de PSI) é bem planejada e vai nessa direção, de dar um equilíbrio para as emoções e oferece subsídios aos pais em relação à educação dos filhos. Diz que a relação da escola com a família ainda é um grande desafio. Há muitas resistências da família de participar da vida de seus filhos na escola. Débora diz acreditar que haverá avanços bastante positivos nos resultados do trabalho que será feito com os pais de alunos, trazendo-os para dentro das escolas.


Durante o seminário de sensibilização com a gestão escolar em Pombal esta semana (quinta-feira 19), momento enriquecedor no qual foi abordada a educação emocional e social para a família e comunidade, a diretora escolar da EEEF Monsenhor Valeriano Pereira, Soraya de Sousa, da cidade de Lagoa fez coro aos demais educadores. Ela comenta que a vinda da família para sala de aula mudará o cenário atual, em que se encontram sem orientação. “Isso será uma excelente oportunidade de entender melhor suas emoções e de seus filhos”, comenta Soraya.


A gestora da EEEF José Queiroga, de Condado, Maria de Fátima Sousa Alves, lembra que hoje a maioria das crianças gasta grande parte do dia de frente à televisão. Elogia a iniciativa do Governo do estado com a Inteligência Relacional de trazer a família para sala de aula e dialogar sobre diversos temas inerentes ao seu comportamento, suas atitudes. “A família presente contribuirá na melhoria do relacionamento entre escola, aluno e pais de alunos”, enfatizou.


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