A Inteligência Relacional, cumprindo com
fidedignidade suas pré-estabelecidas metas, percorreu todo o Estado da Paraíba
nos meses de agosto, setembro e outubro deste ano promovendo, ao todo, 27 encontros
de acompanhamento pedagógico da Liga Pela Paz com coordenadores do PPSI –
Programa Primeiros Saberes da Infância das 14 gerências regionais de educação.
Os encontros, que contaram com a participação de 596
pessoas, sob coordenação das consultoras pedagógicas da Inteligência
Relacional, que se desdobraram para atender a todas as pautas, tiveram
propósito de manter o contato permanente com os educadores e auxiliá-los na
utilização do material e desenvolvimento da Liga Pela Paz na escola.
Foram momentos de troca de experiências, em que cada
coordenador pôde apresentar e compartilhar suas
experiências e histórias de suas gerências, tirar dúvidas e receber orientações
das consultoras.
O acompanhamento pedagógico realizado com as escolas
acontece de maneira presencial, por telefone e plataforma de ensino a distância
(ambiente virtual de aprendizagem), com equipe capacitada para dirimir todas as
dúvidas dos educadores e para que o desenvolvimento da Liga Pela Paz seja
atingido em sua plenitude.
Durante todos os encontros realizados nas 14 GREs aconteceram
dinâmicas, grupos de diálogo, revisão sobre a estrutura da aula e acervo
trabalhado com as crianças, bem como explicações acerca do ambiente
virtual de aprendizagem e, especialmente, sobre os questionários de avaliação de
comportamento dos educandos.
Exercícios como o Painel das Emoções, Quietude e Atenção,
Grupo de Diálogo, leituras, danças, músicas foram revisitados para fortalecer
os trabalhos do educador. Os resultados têm sido visíveis e hoje há mais
otimismo, autoestima elevada dos educadores, que demonstram confiança de que é
possível, sim, construir a cultura de paz nas escolas em que atuam.
Na avaliação geral dos coordenadores do PPSI sobre o
desenvolvimento da Liga Pela Paz, nas mais de
400 escolas de 1º ao 5º ano do Estado, houve avanços, mudança de atitude de
educadores, que estão mais entusiasmados com a profissão. E os educandos, a
cada dia, demonstram maior atenção, comunicação mais assertiva e participação
em sala de aula.
Marcos Eugênio
(Ascom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário