A educação pública no Estado da Paraíba vive
importante momento, com grandes avanços confirmados nos últimos anos pelo Ideb
– Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, resultados alcançados graças
aos investimentos numa política que valoriza o Magistério e a aprendizagem
escolar desde seu princípio, criando as possibilidades para ampliação da
cidadania e inclusão social do alunado.
Com a implantação de programas pedagógicos, a
exemplo do PPSI – Programa Primeiros Saberes da Infância e do PNAIC – Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a comunidade escolar ficou mais
coesa e ciente das mudanças positivas em curso.
O PPSI, que está completando um ano de
aprovação pelo Conselho Estadual de Educação no neste mês de outubro, é uma
proposta de ensino idealizada a partir das experiências internas da Paraíba e
que visa trabalhar justamente a base da educação, fase que dará solidez ao
aluno, tendo em vista que sua vida estudantil está ligada à primeira infância.
“Após o PPSI, o Estado implantou o PNAIC, visando
atender a política de qualificação continuada desses professores dos Primeiros
Saberes. Mas ainda faltava algo para fechar esse círculo na educação
fundamental. Foi aí que veio a Liga Pela Paz, para humanizar esse processo,
preparar educadores e educandos emocionalmente para trilharmos por uma cultura
de paz na comunidade escolar”, comentou Maria dos Prazeres Bezerra,
coordenadora estadual do PPSI e idealizadora do Primeiros Saberes, juntamente
com as professoras Edvirgens Soares e Maria Vânia da Silva Luksys.
O PPSI, que despertou interesse de outros
estados em adotá-lo, é um reforço a alunos de 1º ao 5º ano com atividades
complementares de leitura, escrita, oralidade e lógico-matemático. No conteúdo
são trabalhados paradidáticos de autores paraibanos, atividades diversas
relacionadas ao programa, CDs com músicas infantis para acolhimento dos alunos
em sala de aula e kit para o professor de história e geografia.
O PNAIC vem cumprindo seu papel formador e, ao
trazer a Liga pela Paz trouxe também a volta da autoestima para os educadores,
que vislumbraram um novo tempo para a educação, para a redução da violência e
maior cumplicidade com os educandos, no sentido de promover o desenvolvimento
social e cognitivo destes.
Para Edvirges Soares, gerente operacional do ensino
fundamental do Estado, havia um espaço de afetividade a ser preenchido no plano
de educação no qual já estavam inseridos o PPSI e o PNAIC, a Liga Pela Paz se
encaixou perfeitamente nessa parceria. “Existe muita carência afetiva
devido a fatores diversos, como famílias desestruturadas, crianças sem
referência paterna, sem respeito, carinho. Acreditamos que haverá grande
melhora de comportamento, mais respeito e harmonia no âmbito escolar”, comentou
Edvirges.
Com a implantação dessa
metodologia, todas as sextas-feiras, no horário das 7h às 9h, o conteúdo da
Liga Pela Paz é trabalhado em sala de aula, mas também, ao longo da semana,
pode ser inserido nas demais atividades, já que ela utiliza exercícios que
lidam com as emoções, algo inseparável de nossas ações e de atitudes diárias.
“A Liga pela Paz é uma metodologia de trabalho de
prevenção à violência, fazendo o uso da emoção, algo que vem dando certo. A
Liga Pela Paz, nessa parceria com o PNAIC e com o PPSI, juntos fortalecem o
processo de alfabetização e vislumbram uma cultura de paz nas escolas pela
estabilidade emocional da comunidade, trará progresso no aprendizado, mais
qualidade e resultados da educação”, opina Alzenira Araúdo da Silva,
orientadora do PNAIC em João Pessoa e coordenadora estadual do Programa Mais
Educação.
Marcos Eugênio (Assessoria)
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