Para combater e controlar a brucelose, doença que traz muitos prejuízos para o rebanho bovino, o Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba, realizou campanha de vacinação para a erradicação da doença no município de Maturéia, com a participação da prefeitura municipal.
De forma sistemática, a Unidade Operativa da Emater local efetua o cadastro das bezerras nascidas em idade vacinal de três a oito meses, orientando os pecuaristas da necessidade e obrigatoriedade da realização da vacinação, tendo em vista uma maior sanidade do rebanho e a saúde da população que consome a carne, o leite e seus derivados. O trabalho, que é executado desde 2006, tem sido intensificado nos últimos anos, de acordo com o gerente da Unidade Operativa da Emater Paraíba, Hildener Lucena da Costa.
Segundo o técnico, as matrizes em idade produtiva no município já foram vacinadas nos anos anteriores. A prefeitura municipal contratou a veterinária Maria Anastácio e custeia as despesas com vacina, seringas, luvas e transporte da médica, enquanto que a Emater local, de forma periódica e semestral, ministra palestras educativas de combate e controle das principais zoonoses, efetuando o cadastro, agendamento e acompanhamento da vacinação realizada periodicamente nos meses de maio e novembro, sem custo algum para o pecuarista do município.
O pecuarista Manoel Avelino do Nascimento, um dos beneficiados, destacou a parceria entre a Emater Paraíba e a prefeitura de Maturéia, que está garantindo a realização da vacinação e controle da doença brucelose e, devido a isso, disse que pretende aumentar seu rebanho.
Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário