A Secretaria de Agricultura de Patos realizou na manhã desta segunda-feira, 2 de junho, a Jornada de Inclusão Produtiva Rural, que contou com a participação de diversas secretarias do Governo Municipal e órgãos parceiros no trabalho de orientação aos produtores rurais.
O evento aconteceu na Praça Getúlio Vargas, às 8h e teve como objetivo atender as demandas das comunidades rurais, a partir da prestação de serviços e atualização de cadastros nos programas de benefício social.
O Secretário de Agricultura de Patos, Sebastião dos Santos, avaliou o evento e comentou a participação dos órgãos e entidades públicas. “É um momento de orientação ao homem do campo, principalmente, no que se refere ao cadastramento das famílias nos programas sociais direcionados para o desenvolvimento rural”, comentou.
A Prefeita de Patos, Francisca Motta, participou da abertura da Jornada de Inclusão Produtiva Rural e destacou a parceria do município com as entidades e associações ligadas a Feira da Agricultura Familiar. “Nada mais importante que esta parceria entre Prefeitura, Secretaria de Agricultura, Emater e demais órgãos e entidades do município, que apoiam os agricultores em suas atividades diárias”, afirmou.
Dentre os serviços disponibilizados pelos órgãos que participaram da Jornada de Inclusão Produtiva Rural, esteve o cadastramento de agricultores no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a atualização de informações sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – (PRONAF), e do Programa de Habitação Rural, além de outras demandas relacionadas aos trabalhos de fiscalização e controle da Defesa Agropecuária e Emater.
“As parcerias destes órgãos públicos de atuação na execução de projetos para o desenvolvimento rural tem um papel fundamental, sendo assim, a concentração de todos estes atendimentos fortalece e muito o controle de trabalho nas comunidades rurais”, destacou Antônio Augusto, gerente regional da Defesa Agropecuária.
Os agricultores cadastrados na Feira da Agricultura Familiar também participaram do evento e aproveitaram a oportunidade para demonstrar e comercializar os produtos produzidos no município. O agricultor Oligenaldo dos Santos, natural da comunidade rural Trincheiras recebeu a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e falou da motivação em participar dos programas sociais. “Este documento legaliza a minha situação para a comercialização dos produtos no município, agora será melhor, pois irei aumentar a renda de minha família”, disse.
A Jornada de Inclusão Produtiva Rural teve o apoio das Secretarias de Agricultura, Desenvolvimento Social, Saúde, Meio-Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Habitação, além dos órgãos da Emater, Empasa e Defesa Agropecuária.
Coordecom
Nenhum comentário:
Postar um comentário