Acolhimento, gestão democrática, clínica
ampliada, valorização do trabalho dos trabalhadores da saúde e garantia dos
direitos dos usuários. Essas cinco diretrizes centrais que regem a Política
Nacional de Humanização (PNH) previstas pelo Sistema Único de Saúde estão sendo
trabalhadas esta semana em Patos, Taperoá e Guarabira em capacitação oferecida
pelo Governo do Estado, Instituto Fibra e o Ceag – Instituto Educacional de
Ensino.
Em Patos funcionários da Maternidade Dr.
Peregrino Filho iniciaram ontem (auditório da 6ª GRS) segunda-feira 17 e
concluem nesta terça 18 o treinamento em Humanização e Acolhimento, que tem
como facilitadora Lydia Maria Furtado. A porta de entrada da rede hospitalar é
a ênfase dada por mais uma capacitação aos funcionários da Peregrino Filho.
Maqueiros, recepcionistas, pessoal da enfermagem, serviço social, psicologia,
nutricionistas são os alvos prioritários dessa qualificação que visa mudar
rotinas de atendimento, melhorando o acesso, a qualidade do atendimento, elevar
a autoestima dos funcionários e clientela, contribuindo assim para
resolutividade na rede pública de saúde.
Os funcionários da Maternidade são instigados a
pensar sua rotina com a clientela e com os próprios colegas. A abordagem,
gentileza com quem chega debilitado ao Hospital, saber ouvir, ter empatia, reconhecer
sentimentos, emoções, perceber a sintomatologia no momento da triagem para
direcionar o paciente para o tipo correto de atendimento são alguns temas
trabalhados com intuito de dar nova dinâmica no trato com a população.
Sobre esse processo de educação permanente
implantado pela Maternidade Peregrino Filho, a coordenadora de enfermagem, Gigliola
Fernandes, diz que os funcionários, em outras gestões, não tiveram essa
oportunidade de estar sempre participando desse processo de qualificação, e que
isso vem trazendo resultados, especialmente na melhoria do atendimento. “O
próprio funcionário se sente mais valorizado ao saber que a instituição está
reconhecendo o trabalho dele. Muitas práticas erradas estão sendo corrigidas a
partir dessas capacitações e há consciência da importância de um dever cumprido
seguindo os protocolos recomendados e da própria sensibilização no ato simples
de conversar”, enfatizou.
O gerente regional de saúde, José Leudo Farias,
explicou que essa política adotada pelo Governo do Estado, com seus parceiros,
é algo que está, gradativamente, permitindo à população desfrutar de um direito
que lhe assegurado por lei. “Existe esse zelo na esfera estadual. Há o
compromisso de avançar cada vez mais na oferta de serviços que correspondam às
necessidades da sociedade”, disse Leudo Farias.
A recepcionista da Peregrino Filho, Maria
Mainise elogiou a postura de qualificação posta em prática pela Maternidade.
Disse que agora está tendo a oportunidade de aprender cada vez mais, o que gera
um serviço melhor para quem busca aquele hospital.
No cronograma do Acolhimento e Humanização
acontecem dinâmicas que colocam os funcionários em situações que antes passavam
despercebidas, como o caso de muitos, mesmo trabalhando lado a lado sequer
sabiam o nome do colega. Como abordar o usuário que chega sem que a comunicação
flua positivamente, sem que haja o exercício do saber ouvir e saber questionar.
Esses foram alguns tópicos também abordados.
Além do acolhimento e classificação de risco
nos serviços de urgência, os funcionários da Maternidade estão ampliando
conhecimento na organização da estrutura e funcionamento, humanização na UTI,
ventilação mecânica invasiva e protocolos de atendimento.
Em breve nova capacitação irá abordar um dos
problemas que mais geram óbitos no público feminino na sala de parto, a
eclampsia. Nesse aspecto haverá discussão sobre a importância de um pré-natal
bem acompanhado, o que hoje não vem acontecendo como deveria na região de Patos
no PSF. Outra intenção do Governo é atrair os municípios para essas
capacitações, melhorar cada vez mais o nível técnicos dos profissionais que
lidam diariamente com a população nas unidades de saúde em ações preventivas.
Essa mesma capacitação que ocorre em Patos será
oferecida aos funcionários do Hospital de Taperoá (quarta e quinta-feira) e aos
da UPA de Guarabira, sexta e sábado desta semana.
Marcos Eugênio
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