Valorizando o título de maternidade mais
moderna do interior nordestino, a Maternidade de Patos Dr. Peregrino Filho busca
inovar cada vez mais, utilizando tecnologia digital para facilitar a vida de
sua imensa clientela oriunda de aproximadamente 90 municípios. A partir desta
terça-feira 09 todo o fluxo de atendimento de pacientes passou a seguir passos
bem direcionados, numa organização que gera resolutividade. A implantação de um
sistema de informática torna ágil o atendimento com classificação de risco.
Grande parte dos funcionários do acolhimento já foi capacitada para fazer uso
da ferramenta digital.
Implantado pela empresa Wf7 contratada pelo Instituto
Social Fibra, que administra a Peregrino Filho, o software funciona em rede e com
computação nas nuvens, uma tendência mundial de armazenamento de dados na rede
mundial de computadores, com vários terminais e painéis eletrônicos. A paciente
ao chegar ao Hospital Maternidade faz seu cadastro na recepção, cadastro este contendo
várias informações como nome documentos, endereço, hora que chegou, dia, mês e
ano.
Este dados são acessados pela equipe de triagem
em outro terminal (ambulatório). No final deste mês será implantado mais um
terminal, sendo que este terá como finalidade gerar uma senha assim que a
paciente chegar. Ela aguardará na sala de espera, climatizada e com TV ser chamar
pelo painel eletrônico (visual e sonoro) para oferecer suas informações para o
cadastro.
No setor ambulatorial a paciente irá relatar
suas necessidades clínicas, que serão adicionadas no seu cadastro. O médico plantonista,
em sua sala, a recebe ciente de seu problema e ali faz todos os procedimentos,
solicita exames, prescreve medicamentos, faz os encaminhamentos necessários
tudo digital, sem fazer uso de papéis. Nas duas salas de observação, contendo
painéis eletrônicos, os profissionais de saúde, se houver necessidade de
retorno ao médico é acionada uma tecla para o terminal deste que irá dar
prioridade a esta paciente.
Todas as informações do prontuário ficam
armazenadas e podem ser acessadas pelo médico onde quer que ele esteja, inclusive
através de um celular, tablet, qualquer tipo de ferramenta com acesso a internet.
Sempre que ela precisar fazer uso dos serviços da Peregrino Filho seus dados,
prontuários serão fáceis de acessar, bastando a apresentação do documento
pessoal. São informações que ficarão permanentemente nos bancos de dados da
Maternidade.
“Esse sistema organiza, facilita o atendimento,
gera resolutividade e reduz gastos”, resumiu os ganhos com a modernização do
atendimento com classificação de risco, a superintendente do Instituto Fibra,
Jucineide Oliveira Silva. Pacientes em situação de risco são prioritárias no
sistema de atendimento e não precisam seguir os mesmos passos daquelas que
podem aguardar de acordo com os protocolos de espera.
Modernizar os serviços, facilitando o acesso da
população, intensificar a educação continuada, tem sido algo perseguido pelo
Governo do Estado. A Fibra segue nessa linha e está implantando o sistema
informatizado também no Hospital de Taperoá e na UPA de Guarabira, por ela
gerenciados. Para o gerente da 6ª Regional de Saúde, José Leudo Farias, os
avanços na qualidade do atendimento na Maternidade Peregrino Filho são visíveis
e a tendência é de melhorar cada vez com a capacitação constante dos
funcionários e introdução de novos serviços.
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