Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 15 de março de 2012

Dia de Combate ao Fumo é lembrado com muitas atividades

A cidade de Patos celebra o Dia Estadual contra o Fumo, nesta quinta 15, com muitas atividades físicas. Foi grande a movimentação hoje pela manhã, especialmente nas praças públicas, locais preferidos pelos habitantes na busca por uma melhor qualidade de vida, nos cuidados com a saúde.

A Agevisa, juntamente com a 6ª Gerência Regional de Saúde (6ª GRS), numa parceria com igrejas católicas e evangélicas, FIP – Faculdades Integradas de Patos, NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, CAPS AD, III BPM e academia de ginástica, realizou na praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima, um momento de reflexão sobre o tabagismo, que causa dependência psicológica e química, com alongamento, aulão de aeróbica e distribuição de material educativo.

Na abertura do evento o gerente da 6ª GRS, Davi Nunes, lembrou a necessidade de cada um ter atitude contrária ao uso do cigarro. Enalteceu o momento como reflexão para um dos problemas mais gritantes em se tratando de saúde pública, o consumo do cigarro. “O cigarro representa hoje um dos maiores problemas da sociedade mundial. É preciso que todos se engajem nessa luta contra o fumo”, acrescentou.

José Bonifácio de Souza, pastor evangélico, parabenizou os órgãos de saúde pela realização desse encontro para tratar de um tema que mexe bastante com a saúde da população. “É importante que todos digam não ao fumo, conscientize seus familiares, amigos sobre esse mal”, enfatizou, lembrando que o fumante passivo sofre as mesmas consequências que o ativo, ao inalar a fumaça oriunda do cigarro.

Muitos idosos, profissionais de saúde participaram do aulão de aeróbica, sob supervisão de professores e estudantes de educação física e de enfermagem. Após o aulão foi oferecido na casa paroquial de Nossa Senhora de Fátima um café da manhã a base de frutas.

Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, o tabagismo, maior causa evitável isolada de doenças no mundo, causa envelhecimento da pele, provoca impotência sexual no homem e menopausa precoce na mulher, sem contar a diversidade de cânceres. Um dado interessante sobre a fumaça do cigarro é que, em ambientes fechados, ela contém três vezes mais nicotina, monóxido de carbono e 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante.

O SUS oferece tratamento gratuito para quem quer parar de fumar. Em Patos existe o CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, que oferece esse tratamento para maiores de 18. Nessa atenção acontecem passeios, oficinas de música, artesanato, pedagogia, serviços de enfermagem, educação física, dentre outras atividades que ajudam o usuário a se livrar do vício.

Marcos Eugênio (Ascom 6ª GRS)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog