Aconteceu durante todo o dia desta quarta-feira (16), na sala de reunião Paulo Freire na Secretaria de Educação do município de Patos, uma reunião do PAR (Plano de Ações Articuladas), com a técnica da UEPB e coordenadora dos municípios Polos, Laura Baracuí.
O PAR (Plano de Ações Articuladas) é uma ferramenta de planejamento da política educacional brasileira comandada pelo Ministério da Educação (MEC). Assim que um município ou estado adere ao Compromisso Todos Pela Educação - programa de 28 diretrizes para a melhoria do ensino nacional -, o secretário responsável por essa área automaticamente se compromete a elaborar um diagnóstico e uma série de objetivos para a rede de ensino local.
Essas metas devem ser alcançadas em até quatro anos e são estipuladas junto com diretores, coordenadores, professores e membros da comunidade. É a partir desses dados que o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) pode fornecer apoio técnico e financeiro às administrações regionais.
Para ajudar os gestores a analisarem a qualidade do ensino municipal, o MEC distribui um roteiro de autoavaliação e várias tabelas com informações demográficas e de censo escolar. Cada item do balanço vale quatro pontos, sendo que os que recebem notas 1 ou 2 tornam-se as maiores prioridades.
Como muitas vezes o mais urgente é ampliar a infraestrutura da cidade, através da construção de creches, melhoria de escolas em zona rural/periférica, etc., o PAR acaba se tornando um importante mecanismo de redistribuição de verba do orçamento federal. Atualmente, cada vez mais são requisitados também cursos de atualização e formação continuada para educadores.
O encontro reuniu representantes de Secretarias Municiapis de Educação dos municípios de Catingueira, Maturéia, Mãe D´água, São José de Espinharas e Patos, esta última cidade polo.
Liliane Fernandes
Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário