Foi encerrado na tarde deste sábado, 19, o I Encontro Paraibano de Monitores Bolsistas do Programa Telecentros.BR. O evento que aconteceu na Sala de Reuniões Paulo Freire, da Secretaria Municipal de Educação, reuniu monitores de nove municípios: João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Mulungú, Pitimbú, Soledade, Patos e Serra Branca.
Além de cursos, oficinas e debates, a programação contou com a participação de uma equipe do Polo Regional Nordeste da Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital, com sede em Lauro de Freitas/BA, formada por Lorena Brito, Naiana Pereira, Ellen Balland e Tiago Miranda.
O coordenador municipal do Telecentro, Delzymar Dias, fez uma avaliação positiva do encontro. “Foi bom, no sentido de que a cidade de Patos foi escolhida para sediar o I Encontro Paraibano de Monitores Bolsistas do Programa Telecentros.BR; pelo estado avançado que o programa se encontra aqui no município. Nós estamos ampliando o número de Telecentos, de nove para quinze até o mês de fevereiro de 2012, temos dezesseis monitores bolsistas, regularmente cadastrados, atuando em seus Telecentros, e estamos implementando o programa de reestruturação do programa Telecentro aqui no município de Patos”, finalizou Dias.
A psicóloga Lorena Brito, integrante do Polo Regional Nordeste da Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital, destacou a estrutura do Programa Telecentros.BR oferecida pela Prefeitura de Patos, através da Secretaria da Educação aos jovens e adolescentes. “Este encontro foi maravilhoso; primeiro, pela possibilidade de se aproximar da realidade desses adolescentes; segundo, pelo encantamento com a capacidade que estão tendo de mobilização social, de incentivo, e por perceber que nesta cidade (Patos) tem uma estrutura local que apoia essas realizações”, comentou Brito.
Para o secretário de Educação de Patos, Zeca, agradeceu o empenho da equipe faz o Programa Telecentros.BR no muncípio. “Esses meninos estiveram aqui, meninos porque são todos são jovens ainda, mas de uma responsabilidade muito grande de construir o pensamento sobre a forma que deve-se abordar a sociedade para o engrandecimento do Telecentros com projetos, vamos dizer, sociais, projetos identificados junto com a sociedade, como sendo construtores de futurop promissor. Portanto, para nós que fazemos a Secretaria Municipal de Educação de Patos, ficamos profundamente agradecidos”, conclui Zeca
O Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros.BR é uma ação do Governo Federal de apoio à implantação de novos espaços públicos e comunitários de inclusão digital e o fortalecimento dos que já estão em funcionamento em todo o território.
São disponibilizados equipamentos de informática e mobiliário necessários ao funcionamento dos telecentros, serviços de conexão em banda larga à internet, assim como a formação e bolsas de auxílio financeiro para monitores atuarem como agentes de inclusão digital. Esses monitores bolsistas participam de um curso de formação e atendem as comunidades dos telecentros.
Airton Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário