Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 20 de novembro de 2010

AUTOESTIMA – UMA LEITURA SAUDÁVEL PARA VOCÊ COMEÇAR BEM O SEU DIA!


A PARÁBOLA DO PEDREIRO

Inácio A. Torres

Sempre gosto de ler parábolas, sobretudo quando encerra uma mensagem auxiliadora para a evolução humana. A que segue tem esse espírito e, por conseguinte, trata-se do ato de construir, cuja personagem principal é o Pedreiro, um dos responsáveis pela construção da nossa moradia, da nossa casa, do nosso ambiente que nos ampara, nos acolhe e nos dar aconchego e segurança.  
Pois bem, construir aqui tem o significado de ser ético. De colocar naquilo que você faz um pouco de sua personalidade. Simbolicamente a palavra tijolo, como metáfora, pode significar muita coisa e construir quer dizer dar estrutura a algo, edificar; fabricar, organizar, formar, conceber. Como se vê associa-se a evolução, advinda de nossa forma de promover a cidadania e a dignidade humana. Agora a parábola. Leia-a e discuta com familiares e amigos.
Um velho pedreiro que construía casas estava pronto para se aposentar. Ele informou ao seu chefe o desejo de se aposentar e passar mais tempo com sua família. Disse ainda que sentiria falta do salário, mas realmente queria se aposentar.
A empresa não seria muito afetada pela saída do pedreiro, mas o chefe estava triste em ver um bom funcionário partindo e ele pediu ao pedreiro para trabalhar em mais um projeto, como um favor. O pedreiro não gostou, mas acabou concordando. Foi fácil ver que ele não estava entusiasmado com a idéia.
Assim ele prosseguiu fazendo um trabalho de segunda categoria, sem prazer e usando materiais inadequados. Quando o pedreiro concluiu o serviço, o chefe veio fazer a inspeção da obra construída. Era uma casa. Depois de inspecioná-la, o chefe deu a chave ao pedreiro e disse:
- "Esta é a sua casa. Ela é o meu presente para você".
O pedreiro ficou muito surpreendido. Que pena! Se ele soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito tudo diferente. O mesmo acontece conosco. Nós construímos nossa vida, um dia de cada vez e muitas vezes fazendo menos que o melhor possível na sua construção. Depois, com surpresa, nos descobrimos que precisamos viver na casa que nós construímos. Se pudéssemos fazer tudo de novo, faríamos tudo diferente. Mas não podemos voltar atrás.
         Tu és o pedreiro. Todo dia martelas pregos, ajustas tabuas e constróis paredes. Alguém já disse que: "A vida é um projeto que você mesmo constrói". Tuas atitudes e escolhas de hoje estão construindo a "casa" em que vai morar amanhã. Portanto construa com sabedoria!

Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

Nenhum comentário:

Arquivo do blog