Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 7 de junho de 2009

Quixaba é beneficiado com Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural




O município de Quixaba, localizado na região das Espinharas, Sertão paraibano, realizou na última sexta-feira 05, reunião, na Câmara Municipal José Luiz Bezerra, para definir a data de realização da ação do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, que oferece serviços de cidadania à mulher do campo, concedendo-a diversos documentos. Do encontro participaram a secretária de Ação Social e primeira dama Anna Chistinna, a secretária de Educação, Maria Rosineide, vereadores e representantes de associações rurais de Quixaba. Ficou decidido que a ação do Programa Nacional de Documentação acontecerá das 8h às 15h do próximo dia 17.
O programa do Governo Federal é voltado para a trabalhadora rural, sob execução do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e pelo Incra, participando deste vários parceiros, como: Caixa Econômica Federal, Fetag, Banco do Nordeste, Emater, INSS, Ministério da Justiça e Ministério do Trabalho.
Até agora 56 mil brasileiros já foram assistidos pelo programa, que oferece gratuitamente emissão de certidão de nascimento, carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de pescadora, CPF e registro do INSS. A trabalhadora rural também contará com a orientação de profissionais para esclarecimento sobre ratificação de nomes e causas de divórcio.
A representante do Incra, Maria Auxiliadora, enfatizou que o Programa é de grande importância por gerar inclusão social, “O principal objetivo é documentar os trabalhadores rurais e conscientizá-los sobre a importância do documento para o exercício da cidadania, possibilitando que eles também tenham acesso às políticas públicas dos governos municipal, estadual e federal”, acrescentou.
Já a primeira dama, Anna Chistinna, disse que, apesar de todo o trabalho empreendido nesse sentido pela administração municipal, Quixaba ainda é muito carente em ações desse tipo. “Necessitamos sempre de projetos como este, desenvolvidos com sucesso pelo governo federal em todo o Brasil”, disse Christinna, adiantando ser preciso conscientizar as famílias da zona rural sobre a importância desses documentos, ainda mais pela facilidade oferecida, em que até as fotografias são gratuitas.
Uma das atividades já agendadas para a ação do Programa no dia 17, pela Secretaria municipal de Saúde, será a distribuição de preservativos, verificação de pressão arterial e orientações sobre DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Muitas atividades culturais também estão sendo incluídas na programação.
Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog