Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Pacto Seridó trará progresso para região paraibana


Consórcio é entre governos municipal, estadual, instituições e universidades e busca o desenvolvimento sustentável

O Seridó paraibano vai unir forças para crescer e se desenvolver com sustentabilidade em 2009. Como já foi feito no Pacto Novo Cariri, projeto apoiado pelo Sebrae, a região está começando a instalar a cultura dos consórcios municipais, nos quais as prefeituras se unem e investem de maneira integrada na região. Desde meados de dezembro, três seminários municipais foram realizados em Pedra Lavrada, Nova Palmeira e Tenório para apresentar o Pacto Seridó.
A partir deste mês, mais 23 cidades receberão o seminário que busca integrar esforços conjuntos para evidenciar as potencialidades econômicas de uma região considera seca e sem perspectiva de sustentabilidade. A finalidade é lançar propostas de integração de forças para a promoção da região. Os parceiros do projeto querem justamente modificar a idéia de “lugar sem vida”, a mesma que ocorreu há três anos quando surgiu o movimento no Cariri.
“Não estamos encontrando resistência, pelo contrário, os governantes e a sociedade civil estão interessados nas propostas para todas as cidades do Seridó. A mesorregião paraibana é um recorte territorial prioritário para implementação de políticas públicas que contribuam com o desenvolvimento integrado da região”, explicou o secretário de Turismo, Arnaldo Júnior.
O Sebrae e outras instituições estão apostando nos seminários como forma de difundir um movimento de cooperação entre representantes do poder público, da iniciativa privada e da sociedade. “A finalidade é promover ações que contribuam com o processo de desenvolvimento regional sustentável”, pontuo o gerente do Sebrae Edilson Batista.
Os seminários têm a participação de instituições e lideranças locais, governamentais, não governamentais e da iniciativa privada. Instituições como Famup, Insa, Delegacia do MDA na Paraíba, Banco do Brasil, BNB e lideranças da região estão envolvidos no processo de estruturação do Pacto Seridó.
Conteúdo
O seminário é realizado durante um dia em cada cidade. Os prefeitos e representantes de outras entidades recebem as informações do objetivo do projeto. Em seguida, os participantes assistem a uma palestra de sensibilização. Durante o encontro é feita uma apresentação do município visitado, onde é feito uma panorâmica do cenário econômico.
A parte da manhã é encerrada com os informes dos parceiros, que vão dizer o que têm a oferecer como apoio. À tarde, os participantes traçam a estruturação do Pacto no município. Até o final de todos os seminários, haverá uma perspectiva generalizada da região. A partir daí, os envolvidos no Pacto Seridó começarão a trabalhar como uma força coletiva do progresso.
Comunicação do Sebrae Paraíba

Nenhum comentário:

Arquivo do blog