Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 22 de março de 2008

SUS gasta mais de R$ 300 milhões no tratamento de doenças causadas pelo tabagismo


A rede pública de saúde gasta mais de R$ 300 milhões por ano em tratamentos de doenças relacionadas ao tabagismo. Um estudo da pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Márcia Pinto mostra que além dos gastos do sistema de saúde, há também gastos previdenciários. Grande parte das pessoas que têm doenças causadas pelo fumo estão em idade economicamente ativa, mas algumas delas estão impossibilitadas de trabalhar por consequência das doenças. “Quem tem uma doença causada pelo tabagismo, como câncer de pulmão, às vezes está inabilitada para o trabalho ou aposentado precocemente e o governo tem que pagar essa aposentadoria.
A carga econômica do tabagismo para o Sistema Único de Saúde (SUS) é muito alta”, explicou. De acordo com o estudo de Márcia, os pacientes na faixa dos 35 a 60 anos de idade foram os responsáveis pelos maiores custos. “Justamente na idade produtiva”, disse. A pesquisadora sugeriu medidas que devem ser tomadas pelo governo para diminuir os custos com doenças causadas pelo tabagismo. Entre elas está o aumento do preço do cigarro, que, segundo a pesquisadora, é um dos menores do mundo. Outra sugestão foi aumentar o número de locais fechados nos quais não se pode fumar “para proteger os fumantes passivos”. Por fim, ela sugeriu um maior número de ações educativas de prevenção.

Último Segundo
foto:kiminda.wordpress.com

Um comentário:

Unknown disse...

O SUS quer ser uma mãe para o povo. Remédios grátis, acesso universal ao povo. E com isso vem o rombo em gastos públicos. Medicamentos a vontade para os hipocondriacos, médicos que se atenderem 100 pacientes ganham x e se atenderem 500 no mesmo dia ganham x e se ainda atenderem 1000 ainda ganham x e se ainda demorar na consulta desse mundo de gente q não acaba, chega o sujeito e fala: "eu tô pagando, e quero ser atendido agora", não sabendo ele que o salário do médico está atrasado há 2 meses e que pagou ao SUS, mas o dinheiro ainda não chegou ao médico e ainda sai da consulta falando, o médico nem examinou direito(o médico nem teve tempo de almoçar). E ainda o povo vai com dor de cabeça, dor de dente dor após trauma como jogar futebol, que se o sujeito não tivesse essa dor ai sim que deveria ir correndo procurar um médico, muita gente preguiçosa atrás de atestado médico, que não pode trabalher, porque está com uma dorzinha aqui ou ali, o q não é sinônimo de não poder ir ao trabalho. Aos patrões , mesmo o empregado não podendo trabalhar, poderia ir ao trabalho, mesmo q não fizesse nada, com cargo de fiscalização e observação temporários, ai quem iria pedir atestado para ficar olhando a cara do patrão? O SUS melhora para o povo e piora em qualidade, a massa é grande e se a proveita do abrir da cancela, para expressar sua revolta. Ainda chega o paciente e diz o que quer usar: "doutor tô com dor de cabeço, quero uma injeção" e se o médico negar, é ruim e sai mal falado, e tome dinheiro gasto em injeçaõ. Assim se toda vez q tivesse dor de cabeça quizesse injeção iria desconfiar que gosto é de outra coisa. Afinal, acho q vou no médico agora, acho que estou meio estressado,e revoltado, vou descarregar em alguém.

Arquivo do blog