Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Campanha contra dengue em Patos


A Coordenadoria de Vigilância Ambiental de Patos irá comemorar o Dia de Combate à Dengue inserindo sua programação no programa Patos Pra Frente nos Bairros, neste domingo, no bairro da Vitória. Será uma excelente oportunidade para a extensão do trabalho alusivo à mobilização nacional de controle da doença. Para José Domingos de França, coordenador da Vigilância Ambiental, a intenção é aproveitar o evento do Patos Pra Frente, que já se tornou uma ação municipal corriqueira, atraindo milhares de pessoas, para se intensificar a campanha contra o mosquito.
Na ocasião o dia D da de combate à dengue será enfatizado com a distribuição de folderes, cartazes e cartilhas com objetivo de reforçar as campanhas que o município já realiza, lembrar a sociedade a importância de acabar com os locais apropriados para a reprodução da Aedes aegypti, transmissor da doença. “A gente tenta sensibilizar a população, através desse trabalho educativo, para que ela possa evitar a permanência do vetor, no caso o mosquito, vivendo dentro de casa em depósitos com águas paradas”, disse Domingos.
Os depósitos tipo B, a exemplo de potes, tambores, tanques, tonéis têm sido os que apresentam maior freqüência do temido mosquito da dengue na cidade de Patos. Outra grande preocupação são as caixas d’água, onde os agentes ambientais têm muita dificuldade de acesso a muitas delas, o que prejudica o tratamento das águas e combate ao mosquito. Domingos disse que se torna um trabalho árduo a vistoria nesses reservatórios, quando o agente é obrigado a fazer grande esforço para chegar a ela, além de ter que destelhar e telhar a casa. Ele comenta que cabe ao dono do imóvel lajear ao colocar tela na caixa para evitar o criatório do aedes.
A Secretaria de Saúde de Patos planeja ampliar o uso de ovitrampas, as armadilhas para captura dos ovos do aedes. Apenas dois bairros da cidade receberam as armadilhas, que estão tendo excelentes resultados. Em apenas seis meses de colocação das ovitrampas já foram tirados de circulação, segundo Domingos, de 27 a 30 mil ovos do mosquito. Patos ainda vive o epidemia da dengue em seis bairros, os quais atingem mais de 5% de índice de infestação: Maternidade, Bela Vista, Belo Horizonte, Liberdade, Santo Antônio e Jatobá são os que estão com maior risco de transmissão da doença. O grande temor é o surto de dengue hemorrágica que pode vir atingir a cidade no próximo ano, como prevê o Ministério da Saúde. Porém será muito importante a participação da população, que está sendo convidada a fazer parte ativamente desse trabalho. “Se não tivermos o mosquito não teremos a dengue”, acrescentou Domingos.

Assessoria

foto:www.governo.es.gov.br

Um comentário:

Dj Ronald disse...

Boa Iniciativa !!!
Parabéns ...

Ronaldo Atilano
Tel. 8814 9188

Arquivo do blog