Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Cássio inaugura novo presídio de Patos

O governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima, Inaugurou por volta das 10h de hoje o novo e moderno Presídio de Patos, que tem capacidade para 211 detentos. Todas as autoridades da Secretaria de Segurança Pública estiveram presentes à solenidade, além de políticos de toda a região. Houve apresentações musicais pelo grupo da Colônia Agrícola de Sousa e Banda do III Batalhão. O governador Cássio fez a entrega de uma placa ao diretor do Presídio de Patos, Ten. Francisco Olímpio de Queiroz pelos seus 16 anos de serviços prestados na resocialização dos detentos.
O secretário do Sistema Prisional do Estado, Pedro Adelson, falou sobre a nova estrutura de segurança que foi inaugurada e de sua importância para resocialização dos apenados, que contarão com salas de aula, apoio psicológico, assistência social, serviços médicos, odontológicos, enfermaria, farmácia, oficina de trabalho, sala para advogados e área para banho de sol.
Adelson informou que vai discutir com o governador a possibilidade de manter funcionando o velho presídio de Patos, mantendo ali os regimes semi-aberto, aberto e prisões especiais. “Não há razão para se misturar os regimes aberto e semi-aberto, porque aí é onde entram as coisas no presídio e não resocializa os que estão no semi-aberto. Quando eles vão para a rua e voltam levam, entre as aspas, ordens dos chefes de gangues para cumprir alguma coisa na rua sob pena de receber represálias, inclusive ser morto”, comentou o secretário.
Ele citou outros exemplos para que o antigo presídio permaneça funcionando, como nos casos em que a justiça decide manter detido uma pessoa para averiguação, apenas por suspeitas, e ele fica junto com presos de alta periculosidade, com penas altas e nos casos também de pensão alimentícia. “O novo presídio de Patos tem capacidade para 211. Ainda ficamos com déficit, que só será resolvido se mantivermos em funcionamento o antigo”, acrescentou Adelson.
Considerou o sistema prisional da Paraíba como um dos melhores do Brasil e citou o atual déficit de vagas no País que é de 60% e com a inauguração dos novos presídios o déficit em nosso Estado ficará e torno dos 10%. Enalteceu também a escola de Gestão Penitenciária que é a oitava do Brasil, já tendo oferecido cinco cursos de treinamento e aperfeiçoamento a agentes, diretores e demais funcionários. Outro ponto tratado pelo secretário Pedro Adelson foi com relação à educação nos presídios paraibanos, enfatizando o programa Brasil Alfabetizado, parceria com a Secretaria Estadual de Educação, que “vem sendo tratado pela Unesco, Ministério da Justiça e da Educação para ser aplicado no Brasil e no mundo inteiro devido aos excelentes resultados já alcançados”, acrescentou.
Sobre os recentes assassinatos ocorridos dentro dos presídios paraibanos, disse que é muito difícil evitar que isso ocorra. De acordo com ele, não apenas pela entrada de armas, mas por várias formas que o ato pode acontecer, como pelo estrangulamento, pancadas, asfixia. “Controlar 1.200 apenados para evitar que casos como esses aconteçam é uma tarefa muito difícil”, finalizou. Hoje mesmo, a partir das 13h, o Comando do III Batalhão começa a fazer a transferência de cerca de 180 detentos. Tenente Olímpio Queiroz, diretor do Presídio, acredita que serão necessárias umas cinco viagens de ônibus para essa transferência.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog