Equipe coordenadora dos encontros da Fenelon Câmara: Gilvaneide, Ilka e Luz Marina |
A
implantação do projeto Escola de Valor, pelo Governo da Paraíba,
premiando as escolas que desenvolvem práticas pedagógicas transformadoras, fez
brotar muitas iniciativas que se tornaram referência quando o assunto é
interação, harmonia e autoconhecimento.
Um exemplo é
a EEEF Fenelon Câmara, localizada no Castelo Branco III, em João Pessoa, que
vem trabalhando um tema importante e atual: a boa convivência entre escola e família.
Consuleide |
A referida
escola tem conseguido, segundo os educadores, melhorar intensamente a relação
com a família. Um importante suporte para esse trabalho tem sido a metodologia
Liga Pela Paz-Família, desenvolvida pela Inteligência Relaciona. Um rico conteúdo
que está sendo usado pelo Governo do Estado em encontros oferecidos às famílias
paraibanas, pais de alunos, que estão aprendendo a lidar com seus sentimentos,
suas emoções.
Luz Marina
de Sousa, coordenadora dos Primeiros Saberes da Infância (PSI), diz que os pais
dos alunos são muito participativos e atendem ao convite para dialogar temas
relevantes para seu dia a dia e que vão influir diretamente no maior
aprendizado das crianças. “Os encontros são momentos de valor inestimável, que
tornam a família mais presente na escola. Trabalhar a parte emocional é algo
fundamental tanto para as crianças como seus pais. Temos experiência de meninos
que chegam com a autoestima muito baixa e a partir da educação emocional os
resultados são fantásticos”, enfatiza.
Adesiane |
A
gestora da Fenelon Câmara, Ilka Andrade de Lima, destacou os avanços promovidos
com a chegada da metodologia Liga Pela Paz, onde a escola passou a trabalhar a educação
emocional das crianças, melhorando a aprendizagem, o contato dos pais com a
escola e a responsabilidade desses no acompanhamento do ensino dos filhos. “ A
Liga Pela Paz tem oferecido um progresso muito grande, seja na melhoria do
nível de aprendizagem, da ética, valores. Houve maior aproximação da comunidade
com a escola, que está mais valorizada e focada em cumprir seu papel”, disse
Ilka.
Os encontros
das famílias nas escolas abrem espaços para a reflexão sobre a atitude dos pais
perante os filhos. “A partir das palestras, dinâmicas, me pergunto se tenho
agido corretamente em casa, se não estou transferindo meus sentimentos de raiva
para minha filha. Então é um momento de me aproximar mais dela, conhecer sobre
suas necessidades na escola e em casa”, disse Adeisiane Valério de Oliveira,
mãe de uma aluna da Fenelon Câmara
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