João Pessoa, 15/09/2011 – O sistema de acompanhamento de ligações telefônicas da Polícia Rodoviária Federal, em pouco mais de um ano de funcionamento, na Paraíba, descartou 35.504 mil ligações consideradas “trotes”, recebidas através do nº 191 Disque PRF, que atende nas centrais de operações do Órgão em todo País.
O sistema “anti trote 191” é um sistema informatizado que foi desenvolvido pelos próprios agentes da PRF. Tem a finalidade de filtrar as ligações telefônicas que chegam a Central de Operações, eliminando os telefonemas indesejáveis que ocupam as linhas, obstruindo o serviço de utilidade pública impedindo o atendimento de necessidades reais de emergência.
O sistema registra o número do telefone e quando a pessoa insiste em ligar por mais de duas vezes, aquele número será automaticamente bloqueado e vai ficar um bom período sem ser atendido pelo o nº 191.
A central de operações da PRF na Paraíba recebe mais de 90 ligações indesejáveis por dia. Os casos mais graves, inicialmente a pessoa recebe uma ligação de advertência, e se persistir, o proprietário da linha irá responder criminalmente.
Bom lembrar que, “trote” é crime. Quem o pratica, está passivo de ser responsabilizado com base nos Artigos 266 e 340 do Código Penal Brasileiro. Podendo responder inclusive pelos dois Artigos ao mesmo tempo.
Inspetor José Genésio Pereira Vieira
Chefe do Núcleo de Comunicação Social – PRF/PB
Fones: (83) 3533 4747 – 8852 2977
E-mail: nucom.pb@dprf.gov.br
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