Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Municípios passam a ter maior autonomia em ações de saúde

Acontece na manhã desta quarta 26, às 9h no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde em Patos, uma reunião que deverá contar com a presença de gestores de saúde e técnicos dos 24 municípios dessa jurisdição. O encontro tem por objetivo a apresentação da nova metodologia de trabalho que está sendo implantada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Ela consiste em oferecer autonomia aos municípios para que possam desenvolver com maior eficácia suas ações. Para facilitar isso o Estado oferecerá apoio técnico a todos os municípios, fará uma co-gestão com cada um deles. “Antes o município vinha à 6ª Gerência de Saúde. Hoje, com a proposta de descentralização que estamos discutindo, pondo em prática, acontece o contrário, estamos indo a eles, levando total apoio”, comentou Davi Nunes da Paz, diretor da 6ª Gerência de Saúde.
Nessa nova ótica de gerir a saúde paraibana, está sendo criado o papel do apoiador. Na regional Patos já são sete, cada um sendo responsável tecnicamente e pela política de saúde de três municípios. Segundo Davi, a ideia é que cada cidade forme uma equipe de apoiadores que acompanhe as ações do PSF, identificando suas carências, suas principais deficiências, e o Estado entra com apoio técnico administrativo, visando melhorias e maior acessibilidade da sociedade aos serviços de saúde.
“Teremos sempre um feedback, cooperação com os municípios, dentro do que o Governo do Estado considera fundamental para gerir a saúde pública, através de uma relação bem íntima com cada localidade”, enfatizou o diretor da 6ª Gerência Regional de Saúde. 

Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog