Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Maqueiros aprendem técnicas de primeiros socorros



Vinte e nove funcionários do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, sendo 17 maqueiros, 8 porteiros e quatro motoristas, estão ampliando seu leque de conhecimentos no setor de trabalho, ao participarem do primeiro curso oferecido pela instituição este ano.
Ontem (segunda-feira 24), primeiro dia da capacitação, que acontece no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, os participantes conheceram, por meio do facilitador, 2º Sgt. Otaviano Ferreira (Corpo de Bombeiros de Patos), a norma regulamentadora, com noções de direitos e deveres do empregado/empregador, do uso do EPI – Equipamento de Proteção Individual. Eles também tiveram aula prática sobre o uso correto desses equipamentos.
Nesta terça-feira, segundo dia, a enfermeira com especialização em saúde no trabalho, Crizelly Nóbrega Lacerda, discorreu sobre epidemiologia, dando ênfase à saúde do trabalhador e biossegurança, à necessidade deste cuidar de si, procurar órgãos como o CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e até mesmo ao setor de epidemiologia do Hospital, para que possa receber orientações e acompanhamento clínico quando necessário. Dentre temas por ela apresentados estão os riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos que fazem parte do dia a dia dos funcionários.
“Para que ele possa desempenhar bem sua função o trabalhador precisa ter saúde. É importante que cada um se vigie, busque serviços oferecidos pelo CEREST, pelo Hospital, quando necessitar, tipo serviços especializados, tratamento médico. Uma das ações imediatas que tomaremos será a atualização do calendário de vacinas desses funcionários”, comentou Crizelly.
Ao longo dessa capacitação haverá trabalho com o setor de psicologia do Hospital, que abordará a relação interpessoal, e noções teóricas e práticas de primeiros socorros. Na programação de primeiros socorros temas como RPC – Ressuscitação cardiopulmonar; sinais vitais, fraturas, hemorragias, queimaduras, estado de choque, dentre outros vão ser trabalhados com o público alvo. 

Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog