O senador paraibano Roberto Cavalcanti (PRB), usou a tribuna no dia de ontem para tecer críticas ao sistema financeiro vigente que permite às operadoras de cartão de crédito abusar na cobrança de juros e taxas que causam grandes prejuízos aos consumidores.
Ele chegou a pedir ao presidente do Senado, Mão Santa, que lesse, fazendo uso de uma lupa, um dos termos existentes na fatura de uma bandeira (Mastercard), que exibe juros anuais de 546,69% ao ano e a promessa em outro (Hipercard) de inclusão de nova taxa de 1,99% nas compras acima de R$ 600,00, a partir do próximo mês.
Roberto Cavalcanti, que ficou famoso por prática de crime de sonegação contra o sistema financeiro nacional, afirmou que as taxas cobradas pelos cartões são inconcebíveis em um país com estabilidade econômica a exemplo do Brasil, e que o endividamento atinge duramente as classes C e D do povo brasileiro.
Já o senador Mão Santa disse que os banqueiros vão para o inferno, se referindo ao controle das operadoras de cartão pelos bancos.
O certo é que o brasileiro paga as maiores taxas de juros cobradas pelo mercado e sempre foi lesado pelas operadoras de cartões com aval do Banco Central, que arrecada grande soma com isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário