Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Saudades da chuva


Passou o período invernoso e as previsões se confirmaram, de fraco inverno. Chegou a chover no Sertão no Dia de São José, as esperanças se renovaram, muitos acreditaram na tradição e plantaram. Mas as sementes que poderiam alimentar a família por bom tempo não germinaram. Os prejuízos no campo começam a ser contabilizados, cujos relatórios seguirão para os governos trabalharem a compensação dos danos. Em janeiro sai o seguro safra.
Este ano em Patos as chuvas caíram mansamente, diferentemente do ano passado, com enchentes assustadoras que deixaram um rastro de destruição. Em 2009 choveu mais que o dobro da média anual na cidade de Patos. Foram, segundo dados pluviométricos registrados pela Emater, 1.424 mm. De janeiro a final de abril choveu 1.295 mm. No mesmo período deste ano o índice foi de apenas 384 mm, o que para a agricultura não foi suficiente para o desenvolvimento da lavoura.
No segundo semestre os efeitos da estiagem serão mais visíveis e sentidos pela população, particularmente da zona rural. Mas a tendência deverá ser de elevação dos preços de hortifrutigranjeiros, devido a queda da oferta. O plantio irrigado pode ser a salvação da lavoura, literalmente, para muitos produtores rurais.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog