Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 26 de maio de 2009

Hospital de Patos realiza curso de higienização profissional


O Hospital Regional de Patos é o primeiro hospital público do Estado a oferecer um curso de capacitação para profissionais de limpeza e lavanderia. O evento acontece esta semana, 27 e 28 (quarta e quinta) no Sexto Núcleo de Saúde. O objetivo do curso é treinar e capacitar os funcionários da área de limpeza e lavanderia para implantação de um novo conceito, o de higienização profissional, utilizando os mais modernos equipamentos, produtos químicos e sistemas profissionais de limpeza e lavanderia hospitalar.
As palestras serão proferidas pelo técnico Eduardo Salomão, da Spartan do Brasil, com mais de vinte anos de experiência, inclusive internacional. Além do pessoal da limpeza e lavanderia, os do setor de enfermagem, chefes de setores, também estão convidados para a capacitação. "Queremos quebrar o conceito da higienização doméstica dentro do hospital. Ainda peercebemos pessoas espremendo pano de chão com as mãos. Este é apenas um dos muitos erros cometidos pelos funcionários por falta de orientação", comentou Salomão.
Logo após a capacitação os funcionários do Regional deverão mudar seus hábitos, que visam maior higiene e economia nos custos da limpeza. Eduardo explicou que os produtos químicos passarão a ser misturados automaticamente, sem a necessidade do servidor correr riscos de acidentes, como inalação e contato com a pele. Salomão acrescentou ainda que é bastante elevado o número de pessoas que trabalham com limpeza nos hospitais serem vítimas de acidentes químicos, é necessário uniforme adequado para manueá-los, adiantou
Ele ressaltou a importância dos produtos de limpeza usados no Hospital possuirem selo da Anvisa, inclusive com numero do controle. Em Patos os funcionários terão um importante apoio lojístico, dez carrinhos com kits higiene, que consta de todos os materiais necessários para eles desempenharem suas funções. Essa mesma capacitação deve ser extendida ao Hospital Infantil e Maternidade, Em seguida outros municípios vão receber o mesmo treinamento. Uma outra vantagem deesa capacitação em higiene é a queda no índice de infestação hospitalar.
Da Redação com Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog