Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Samu realiza simulação de acidente no centro de Patos


O Samu de Patos, em parceria com Corpo de Bombeiros, PM, Polícia Civil e STTrans, realizou na manhã de hoje, segunda-feira, em frente à Prefeitura Municipal, uma simulação de acidente de grandes proporções envolvendo um ônibus, um carro de passeio e uma moto. O evento, que faz parte das comemorações de dois anos de implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na cidade, chamou atenção de muita gente que passava no local. Muitos não sabiam que se tratava de uma simulação e buscavam oferecer ajuda, inclusive ligando para o Samu e Corpo de Bombeiros. A cada resgate feito pelos profissionais envolvidos, aproximadamente 80, os expectadores aplaudiam bastante.
O coordenador do Samu de Patos, Umberto Marinho Junior, disse que a simulação teve por objetivo mostrar à população que o Samu está pronto para agir em situações desde pequeno a grande porte, com múltiplas vítimas. Ele destacou a parceria com as polícias, Bombeiros e STTrans e o comportamento da população, que compareceu e soube respeitar limites para a ação do socorro.
Umberto frisou o trabalho que o Samu vem realizando para orientar os habitantes sobre os procedimentos corretos em primeiros socorros nas situações que envolvem politraumatizados, acidentados, incentivando as pessoas a ligarem para o serviço 192. “Muitas das vezes a população, no afã de ajudar uma pessoa, acaba tomando procedimento errado que pode ocasionar algum prejuízo para a vítima no futuro. Então da importância de se chamar o socorro habilitado para essas situações”, explicou o médico coordenador do Samu.
Umberto lamentou o alto índice de trotes cometido pelos moradores, algo em torno de 60% das ligações, maioria por crianças e adolescentes. O município criou o projeto “Samu na Escola”. Profissionais da saúde visitam escolas municipais, estaduais , faculdades conscientizando a sociedade sobre o perigo do trote, que inclusive é passível de punição policial, se no caso o autor for menor, os pais são responsabilizados, para que o serviço possa transcorrer na melhor maneira possível.
Essa simulação de grandes proporções ocorrida em Patos só foi possível porque um dos médicos foi enviado em março deste ano à Curitiba para ser treinado, através de curso, e servisse como multiplicador de conhecimentos. Periodicamente os profissionais que atuam no Samu são reciclados. Do ano passado para cá já foram três capacitações, com ministrantes vindos de Recife, com intuito de aperfeiçoar o atendimento à população. “O Samu veio para preencher uma lacuna no atendimento pré-hospitalar. Muitas vidas foram salvas, outros problemas minimizados em decorrência do atendimento feito com qualidade”, comentou Marinho.
Trotes
O secretário municipal de Saúde, José Francisco de Sousa (Zeca), disse que ao mesmo tempo em que a simulação apresenta à sociedade patoense a importância do atendimento correto, as pessoas respeitando as normas dos primeiros socorros, deixando isso para quem é capacitado, serve também como treinamento para as equipes de resgate. A média de chamadas diárias ao Samu ultrapassa o número de cem, sendo que mais da metade é trote, algo que preocupa a todos, segundo Zeca.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Patos está fazendo um mapeamento de todos os telefones públicos para saber de onde estão partindo os trotes. Nas localidades de maior incidência os moradores vão receber também maiores esclarecimentos sobre o quanto o trote pode atrapalhar a vida de quem precisa do serviço. Todos os agentes da STTrans estão cadastrados, com nome e matrícula no Samu. Quando estes acionam o 192 tem-se a garantia que não se trata de trote. Isso é uma arma a mais para o bom trabalho do Samu.
Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog