Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 20 de setembro de 2008

Especialista em direito canônico virá à Patos em outubro analisar a viabilidade da beatificação da Menina Francisca


Em outubro Patos receberá a visita do Frei Chico, o maior especialista do Brasil em direito canônico. Ele virá avaliar a possibilidade de beatificação da Menina Francisca e deve chegar à Patos provavelmente no dia 11 de outubro, data em que se completa 85 anos da morte da Menina Francisca, assassinada brutalmente em Patos em 1923.
Os católicos de Patos acreditam piamente que a Menina Francisca pode ser beatificada. Primeiro porque os relatos de seus “milagres” não são poucos e são exaustivamente comentados e exagerados pela tradição oral; segundo, porque no Parque Religioso Cruz da Menina se pode ver milhares de bilhetes e próteses de pessoas que pagam promessas e afirmam ter recebidos milagres da Menina. O povo já canonizou a Menina há muito tempo. Um terceiro motivo, segundo seus devotos, é o fato da menina ter morrido com apenas nove anos, ou seja, ela morreu pura, sem ser maculada pelo pecado.
Existe um movimento em Patos que luta pela beatificação da Menina Francisca. Segundo o jornalista Damião Lucena, um dos defensores da beatificação, a vinda do Frei Chico é justamente para que a cidade saiba se a Menina preenche, de fato, todos os requisitos para uma beatificação e posteriormente, canonização. “O Frei Chico está vindo justamente para isso. Para dizer se a Menina Francisca realmente tem condições de ser beatificada”, disse o jornalista.
Sites da igreja Católica alertam que não se deve confundir beatificação com canonização, pois a beatificação é uma etapa no processo de canonização. A canonização pode ocorrer mais tarde, sendo a beatificação apenas uma primeira etapa, mas não menos importante no processo.

Wandecy Medeiros – radioespinharas.com.br

Nenhum comentário:

Arquivo do blog