Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 11 de julho de 2008

'Viação Paraíba' promove mostra de curtas no interior do Estado


Boqueirão, Alagoa Grande e Coremas recebem a partir deste sábado, 11, programação de filmes e oficinas
Divulgar a produção audiovisual de cineastas do Estado. Essa é a proposta do projeto 'Viação Paraíba' que percorrerá as cidades de Boqueirão, Alagoas e Coremas. O projeto exibirá três curtas-metragem e promoverá oficinas de discussão de imagens nos três municípios. O projeto é uma realização da Universidade Federal da Paraíba, Sebrae e das prefeituras municipais das cidades participantes.
Na cidade de Boqueirão, o projeto acontece neste sábado, 11, e domingo, 12, na sede do Centro de Formação Artística. A próxima cidade a receber a 'Viação Paraíba' é Alagoa Grande nos dias 18 e 19 de julho, no Teatro Santa Ignez, seguida por Coremas, que sedia o evento nos dias 08 e 09 de agosto, no auditório do Colégio Santa Rita de Cássia.
Segundo diretor do documentário 'Um Fazedor de Filmes', Arthur Lins, o projeto é mais uma oportunidade de fazer o público paraibano conhecer as obras culturais realizadas no próprio estado. Assim como o documentário, serão exibidas, sempre às 20h dos sábados, as produções de Torquato Joel, Passadouro, e A Canga, do cineasta Marcus Vilar.
Já a oficina 'Aprendendo a Ler Imagens em Movimento' será ministrada pelos instrutores Torquato Joel e Thiago Marques. A oficina pretende discutir a influencia que imagens e sons provocam na maneira de pensar e nos hábitos e costumes da comunidade. Em Boqueirão a oficina será realizada no Centro de Formação Artística, em Alagoa Grande, na Sede Paroquial, e no município de Coremas a oficina será ministrada no Colégio Santa Rita.
Filmes da terra- Realizado na década de 90, o filme Passadouro exibe a transformação de hábitos e costumes na região do Sertão com a instalação de parabólicas nas casas dos moradores da zona rural. O filme de ficção é o primeiro a ser exibido durante a mostra de curtas.
O segundo filme da mostra é o premiado documentário Um Fazedor de Filmes. Produzido em 2006 por Ely Marques e Artgur Lins, o município de Soledade serve de cenário para a história da revolta de um povo faminto, vítimas do autoritarismo assassino de um coronel da região e que encontra nas exibições do cineasta amador Ivanildo Gomes uma fuga de uma realidade tão dura.
A Canga, produção do mesmo diretor de 'O Senhor do Castelo', documentário que trata da vida e obra do escritor Ariano Suassuna, é o último filme exibido na mostra. A ficção traz a chocante realidade de uma família que habita um descampado e tira seu sustento de uma lavoura tomada pela seca. O personagem Ascenço, em um surto, obriga seus filhos e mulher a trabalhar com uma canga de boi provocando na família uma revolta violenta.

Érica Chianca - Sebrae Paraíba

Nenhum comentário:

Arquivo do blog