Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Seminário discute prevenção às drogas


O III Seminário Nacional de Prevenção ao Uso das Drogas nas Escolas começa neste dia 5 de junho, no Centro de Convenções do Hotel Caiçara, na Praia deTambaú. Até o dia 7 de junho, cerca de 700 profissionais e estudantes dediversos estados estarão reunidos assistindo palestras de especialistas derenome nacional e apresentações de cerca de 30 trabalhos científicos. Oevento é promovido pelo Programa Rede Viva, vinculado à Diretoria deExtensão e Assuntos Comunitários (Deac) do Cefet-PB.
A professora Sandra Eni Nunes Pereira, integrante do Programa de Atenção à Dependência Química (Prodequi) da Universidade de Brasília, vai fazer apalestra de abertura enfocando o tema: “O desafio da Construção das Redes deProteção para os Jovens”. A abertura oficial será feita pela diretora daUnidade João Pessoa do Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba(Cefet-PB), professora Verônica Lacerda Arnaud, às 19h30 da quinta-feira. Segundo Vânia Medeiros, coordenadora da Rede Viva, “esse evento tem oobjetivo promover o debate democrático sobre a prevenção em rede para ouso de drogas, com o foco direcionado às escolas e às políticas públicas”.
Integração da família
Os participantes terão a oportunidade de conhecer os trabalhos que estão sendo realizados pela Secretaria Especial de Prevenção à Dependência Química, da cidade do Rio de Janeiro, que é a primeira nessa área a ser implantada no País. Também será apresentado o trabalho de prevenção em rede desenvolvido no município de Veranópolis, no Rio Grande do Sul. Entre as palestrantes, um dos destaques é a pesquisadora da USP, doutora CamilaMagalhães Silveira, médica psiquiatra do Hospital Alberto Einstein, que vai falar sobe o panorama nacional das doenças provocadas pelo uso de álcool e outras drogas; já a professora-doutora Aparecida Penso, da UniversidadeCatólica de Brasília, abordará o problema da integração família e escola na rede de proteção para os jovens.
No último dia do evento haverá uma mesa redonda com a participação da promotora pública da Infância e Juventude de João Pessoa, Soraia Escorel, da juíza da Comarca de Santa Rita, Antonieta Maroja Arcoverde Nóbrega dos Santos, da representante do Conselho Municipal Antidrogas, Risonete Gomes, além do coordenador do Programa de Erradicação das Drogas (Proerd), Coronel Washinton França da Silva. O Seminário será encerrado com a palestra de um representante da Secretaria Nacional Antidrogas, enfocando o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas. O evento contará com apoio do Ministério da Educação, através do Proext e da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), além da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB) e do Paiad daUniversidade Federal da Paraíba.

Ascom Cefet

Nenhum comentário:

Arquivo do blog