Hoje é um dia de mobilização para os municípios paraibanos, que devem desenvolver algum tipo de atividade que contribuam para o combate ao mosquito transmissor da dengue. O dia serve também para reflexão sobre nossas atitudes, onde devemons nos perguntar qual nossa contribuição para evitarmos a proliferação do Aedes aegypti. Infelizmente muita gente não dá muita importância para a doneça que mata e vem contribuindo, com atitudes um tantro equivocadas, desleixadas e até irresponsáveis contra a saúde pública.
Chega-nos denúncias, novamente de Catingueira, onde os moradores estão preocupados com um fossão aberto para a construção de uma piscina destinada a uma área de lazer. Só que a obra teve início há cerca de dois anos e ficou paralisada. Com as chuvas deste ano hopuve acúmulo de água e os moradores temem pelo alastramento da dengue, já que a Prefeitura não toma providências. Os vereadores já foram para a tribuna pedir solução. Nada foi feito. Os vereadores de oposição pensam até em denunciar o descaso ao Ministério Público de Piancó. O interessante de tudo isso é que ninguém consegue falar com o prefeito Edivan Félix. Ele parece fica alheio às denúncias que choivem de todo lado naquele município. Na Prefeitura não telefones, o que dificulta ainda mais trazê-lo para o debate salutar, onde possa dar sua versão dos fatos. Temos que ficar no samba de uma nota só.
Quais os cuidados para não se pegar dengue?
Substitua a água dos vasos de plantas por areia grossa;
Troque semanalmente a água dos vasos das plantas e lave com uma escova ou pano os pratinhos que acumulam água;
Lave as jarras de flores para eliminar os ovos dos mosquitos que ficam grudados nas suas paredes;
Mantenha os pneus sem água e em local coberto;
Tampe caixas d’ água, poços, tambores, potes e latas;
Lave e troque todos os dias a água dos bebedouros dos animais;
Coloque latas, garrafas e potes plásticos (sem uso) no lixo. As latas devem ser furadas antes de ser jogadas fora. Não jogue-os em terrenos baldios;
Coloque as garrafas de boca para baixo e em local seco.
Depois de termos dengue, podemos pegar novamente?
Sim, podemos, mas nunca do mesmo tipo de vírus. Ou seja, a pessoa fica imune contra o tipo de vírus que provocou a doença, mas ela ainda poderá ser contaminada pelas outras três formas conhecidas do vírus da dengue.
foto:www.photografos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário