A noite de ontem no auditório Emília Longo da Funes - Fundação Ernani Sátyro foi dedicia exclusivamente para a explanação das obras, seja literária, cênica ou cinematográfica em torno da Cruz da Menina. Os produtores culturais José Mota Victor, autor da peça A Cruz da Menina, Damião Lucena, das revistas e do filme, e um terceiro, que não pode vir a Patos, Flávio Sátyro, que viria falar sobre sua obra o Romance de Cruz da Menina, algo feito por José Romildo, presidente da FUNES, debateram o assunto. O ponto alto desse evento foi a criação do Comitê Pró-Beatificação da Menina Francisca, responsável por inúmeros milagres, segundo os relatos. E é em cima disso que o Comitê irá atuar para que a menina Francisca seja santificada.
Do Comitê fazem parte as seguintes entidades, que se encarregarão de agilizar o processo de beatificação junto ao Vaticano: AISP, IHGP, Sedetur, Giaasp, Funes, UFCG, UEPB, Fundação Allyrio Meira Wanderley, Diocese de Patos e 6ª Gerência de Ensino.
O padre da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Fábio Abreu, falou sobre o que é canonização e quais os trâmites legais para se chegar à beatificação de Francisca. Disse ser necessário dinheiro para bancar o advogado que precisará fazer viagens à Roma para acompanhar o processo, recursos que devem ser conseguidos pela ajuda dos fiéis. O Comitê se responsabilizará em fazer uma apanhado sobre a vida de Francisca com os minuciosos detalhes, virtudes, fatos heróicos, entrevista com contemporãneos da menina. De posse de todos esses dados o documento será enviado ao Vaticano para ser analisado. Após a abertura desse processo, haverá grande divulgação na mídia nacional. "Até por se tratar de uma menima pobre, filha de retirantes do semi-árido nordestino, isso despertará grande atenção da mídia", comentou Pe. Fábio.
Na próxima semana os membros do Comitê vão se reunir pela primeira vez para dar início à catalogação de todas as informações necessárias para enviá-las ao Vaticano. Tudo indica que na próxima semana já esteja on line o site http://www.cruzdamenina.com/, que ofercerá informações gerais sobre a história da Cruz da Menina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário