Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

52 homens fazem exame de próstata em campanha desenvolvida pela Agevisa Patos






A saúde do homem mais uma vez foi trabalhada, a exemplo de 2015, pela Agevisa – Agência Estadual de Vigilância Sanitária de Patos, dentro da campanha mundial do Novembro Azul, que visa conscientizar o público masculino de buscar os serviços de saúde e se prevenir contra o câncer de próstata, um dos que mais matam no mundo, quase 300 mil óbitos em 2013.

Em parceria com a 6ª Gerência Regional de Saúde, e outras instituições, a 3ª Gerência Regional da Agevisa, Patos, ofereceu há oito dias vários serviços de saúde aos homens, além de uma importante palestra com o urologista Eliseu de Melo, que deu grande ênfase ao câncer de próstata. Após a palestra o médico se comprometeu a examinar todos os homens que estiveram na sua palestra.

Durante a semana passada a Agevisa colheu nomes de todos os interessados em fazer o exame do toque. Inicialmente seriam realizados 40 exames, mas foram chegando mais homens e ao final da tarde desta segunda-feira (5) tinham sido atendidas pelo médico 52 pessoas, a maioria funcionários da saúde. Antes de entrevistar e examinar cada um, Dr. Eliseu reuniu todos e fez uma breve palestra sobre a necessidade da prevenção e explicou como se daria o exame, já que muitos ainda não haviam feito. “O exame é muito simples, rápido e pode detectar precocemente o câncer”, comentou Eliseu.

Para a gerente regional da Agevisa, Elza Barbalho, foi gratificante desenvolver, novamente, essa ação conscientizadora, contribuindo para que o público masculino cuide-se mais, faça exames preventivos. “A gente agradece a todas as entidades que contribuíram para o sucesso da campanha Novembro Azul, ao Governo do Estado, aos homens que atenderam ao chamado e ao médico Eliseu de Melo, um grande e solidário parceiro nessa importante jornada de saúde do homem”, comentou Elza.


Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog