A saúde do homem mais uma vez foi
trabalhada, a exemplo de 2015, pela Agevisa – Agência Estadual de Vigilância
Sanitária de Patos, dentro da campanha mundial do Novembro Azul, que visa
conscientizar o público masculino de buscar os serviços de saúde e se prevenir
contra o câncer de próstata, um dos que mais matam no mundo, quase 300 mil
óbitos em 2013.
Em parceria com a 6ª Gerência Regional
de Saúde, e outras instituições, a 3ª Gerência Regional da Agevisa, Patos,
ofereceu há oito dias vários serviços de saúde aos homens, além de uma
importante palestra com o urologista Eliseu de Melo, que deu grande ênfase ao câncer
de próstata. Após a palestra o médico se comprometeu a examinar todos os homens
que estiveram na sua palestra.
Durante a semana passada a
Agevisa colheu nomes de todos os interessados em fazer o exame do toque. Inicialmente
seriam realizados 40 exames, mas foram chegando mais homens e ao final da tarde
desta segunda-feira (5) tinham sido atendidas pelo médico 52 pessoas, a maioria
funcionários da saúde. Antes de entrevistar e examinar cada um, Dr. Eliseu
reuniu todos e fez uma breve palestra sobre a necessidade da prevenção e
explicou como se daria o exame, já que muitos ainda não haviam feito. “O exame
é muito simples, rápido e pode detectar precocemente o câncer”, comentou Eliseu.
Para a gerente regional da
Agevisa, Elza Barbalho, foi gratificante desenvolver, novamente, essa ação
conscientizadora, contribuindo para que o público masculino cuide-se mais, faça
exames preventivos. “A gente agradece a todas as entidades que contribuíram para
o sucesso da campanha Novembro Azul, ao Governo do Estado, aos homens que
atenderam ao chamado e ao médico Eliseu de Melo, um grande e solidário parceiro
nessa importante jornada de saúde do homem”, comentou Elza.
Marcos Eugênio
Nenhum comentário:
Postar um comentário