Usuários do SUS, que estão participando como delegados, eleitos nas conferências municipais, defenderam propostas de melhorias do Sistema Único de Saúde, durante as mesas redondas e grupos de trabalho, nesta quarta-feira (16), durante o segundo dia da 8ª Conferência Estadual de Saúde, que acontece no Espaço Cultural, em João Pessoa, até esta quinta-feira (17).
A publicitária Carolina Vieira é uma das delegadas da Conferência, militante do segmento de pessoas com deficiência e é conselheira de saúde. Para ela, “a Conferência é um espaço democrático de protagonização e lutas para os nossos direitos e enfrentamento das dificuldades de inclusão e das barreiras aos acessos, pois falta conhecimento das principais necessidades de pessoas com deficiências. É também um espaço para implementação de políticas públicas e para se construir propostas”.
Euzelma Belarmino, representante dos usuários de Guarabira, por meio da Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência, é de opinião que um dos principais pontos a serem levantados é a melhoria dos serviços para a saúde da mulher com deficiência. “Nossa luta é para que a saúde da mulher com deficiência melhore efetivamente, especialmente no que se refere ao uso e disponibilização de órteses e próteses”, falou.
Durante a mesa redonda “Financiamento, Gestão e Modelos de Atenção do SUS e a Relação Público Privado”, o representante do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Funcia, argumentou que o Brasil tem que aprimorar a gestão e encontrar novas fontes de recursos para o SUS, integrantes do Fórum Paraibano em Defesa do SUS. Na ocasião, foram apresentados cartazes com frases em defesa do Sistema.
“Com o tema ‘Sem essa de SUS possível! Queremos o SUS como deve ser!’, estamos externando nossa opinião sobre o respeito que deve haver em relação aos princípios e diretrizes do SUS, conforme a sua criação. A gente espera que a participação popular seja efetiva e que as propostas aprovadas aqui possam ser concretizadas,” disse a nutricionista Luciana Maria, integrante do Fórum.
Programação - De acordo com a programação, nesta quinta-feira (17), das 8h às 10h, haverá a continuação dos grupos de trabalho e das 10h às 12h, serão escolhidos os delegados. À tarde, das 14h às 19h, será realizada a plenária final, com apreciação e aprovação do relatório e às 20h, está previsto o encerramento.
secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário