Dinâmica para conhecimento do grupo |
O riso e o choro foram elementos
marcantes no quinto encontro “Emoções na Família”, realizado este mês no
povoado Várzea, no município de Princesa Isabel, a 480 Km da capital João
Pessoa.
Os encontros de sensibilização, em
que as escolas convidam as famílias dos alunos a fazerem parte de um importante
processo de aprendizagem das emoções, tem a finalidade de promover a cultura de
paz na rede estadual de ensino, bem como em toda a comunidade. Trata-se de uma
ação pioneira do Governo da Paraíba em parceria com a organização Inteligência
Relacional, por meio da metodologia Liga Pela Paz.
No povoado de Várzea, a Escola
Estadual de Ensino Fundamental Marçal Lima Neto, fundada em 1949, as mães, pelo
fato de estarem participando ativamente desses encontros na escola, inovaram e
confeccionaram camisas que tratam do tema Educação na Família como uma maneira
de afirmar esse compromisso em participar mais da educação dos filhos.
A assiduidade e interatividade dos
participantes têm atingido altos níveis de reflexão em torno dos temas
propostos. “Os encontros com as famílias na escola têm sido instrumento de
abertura de diálogo entre pais e filhos. A gente percebe e escuta vários
depoimentos das mães afirmando que a relação no lar tem melhorado bastante,
inclusive entre o casal, algo que não existia”, diz Joseane André, gestora da
Marçal Lima Neto.
Aproximação pai filho
Adriana Lustosa |
Mônica Lopes da Silva, mãe de uma
aluna, revela que os encontros permitem a ela desenvolver habilidades como
relaxar, dialogar mais em família e ter consciência da importância de se ter
atitudes não violentas. Para outra mãe, Maria Aparecida, as reuniões das
famílias na escola estão permitindo maior aproximação dela com o filho.
“Converso mais com meu filho, há maior aconchego. Através dos encontros a gente
tenta ajudar, participar mais da educação dele”, comentou. O técnico
administrativo e pai de aluno, Carlinhos Morais, enfatiza a melhoria da
autoestima, com os pais mais participativos, alegres, cordiais a partir dos
encontros que estão levando-os à escola.
Aprender a lidar com as emoções,
desenvolver habilidades como o perdão, diálogo, afetividade, empatia, respeito
ao próximo, faz parte de um rico conteúdo que vem transformação a educação
pública estadual desde o ano passado, quando as crianças do 1º ao 5º ano
passaram a vivenciar essa experiência.
Para o professor da EEEF Ministro
Alcides Carneiro, de Princesa Isabel, Emanuel Tenório, o programa Liga Pela Paz
tem ajudado bastante aos alunos e famílias, especialmente as que vivem em áreas
de risco social. “No primeiro encontro que realizamos com as famílias, 98
pessoas participaram. A gente tem percebido que o diálogo melhorou entre pais e
filhos. Isso é um passo importante para que aconteça maior harmonia,
interatividade na comunidade escolar”, enfatizou.
De forma unânime educadores, gestores
escolares, pais de alunos perceberam as mudanças positivas de comportamento das
crianças a partir das atividades em sala de aula com a Liga Pela Paz. As
pesquisas confirmaram a transformação que levou as famílias a questionar por
que seus filhos estavam mais calmos, atentos e amáveis.
Mas faltava também os pais dos alunos
experimentarem esse processo de reflexão, de amplo diálogo em torno das
emoções. Os educadores cobravam isso, até para que as famílias viessem para
dentro de sala de aula e passassem a entender suas emoções e de seus filhos, a
partir dos oitos encontros previstos pela metodologia Liga Pela Paz.
EEEF Dom Expedito, de Patos |
A EEEF Dom Expedito Eduardo de
Oliveira, de Patos, que desde o ano passado trabalha a educação emocional das
crianças, também já conta com a presença da família em sala de aula. A diretora
Adriana Lustosa reclama da ausência dos pais no acompanhamento da educação dos
filhos e que o programa Liga Pela Paz, através dos encontros Emoções na Família
– Construção da Paz, está permitindo esse resgate do diálogo, do maior
envolvimento dos pais no processo educacional e emocional de seus filhos.
A educadora Maria de Fátima, da EEEF
Alceu do Amoroso Lima, de Campina Grande, destacou a importância desse processo
de sensibilização das famílias. Comentou que muitos pais de alunos ainda
colocam a responsabilidade da educação de seus filhos unicamente para a escola,
ficando à margem desse acompanhamento de desenvolvimento das crianças. Em média
85% dos pais estão participando dos encontros.
“Nessas reuniões a gente tenta passar
a realidade da escola, que é diferente daquela que os pais estão acostumados em
casa. Percebemos que já existe maior interesse, envolvimento dos pais no
desenvolvimento de suas emoções para que juntos possamos ter uma verdadeira
cultura de paz na rede escolar”, comenta a educadora.
Caren Domingues, consultora
pedagógica da organização Inteligência Relacional, coordenou semana passada em
Patos a primeira reunião de acompanhamento pedagógico com gestores escolares e
educadores socioemocionais, que estarão sempre à frente dos encontros Emoções
na Família. Elogiou a condução dos encontros pelos educadores e considerou positiva
a presença dos pais, que compareceram em grande número.
Gilka Cássia, coordenadora regional do PSI –Primeiros Saberes da
Infância da 6ª Gerência de Educação (Patos), explicou que no início foi
bastante difícil trazer a família quinzenalmente para dentro da escola para
participar dos encontros, especialmente nas comunidades mais carentes. No
entanto, Gilka afirma que os resultados têm surpreendido e são muito positivos.
“Estamos conseguindo resgatar a família para a escola, para que possa ser
presente na educação de seus filhos, desenvolva suas habilidades emocionais e
conviva mais harmonicamente em casa, no contexto geral da comunidade escolar”,
enfatizou.
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