O último
dos quatro seminários "Educação Emocional e Social para a Família e
Comunidade" aconteceu na manhã desta sexta-feira, 6 de março, na cidade de
Sousa-PB. Durante esta semana o evento ocorreu em quatro cidades, João Pessoa,
Campina Grande, Patos e hoje em Sousa, tendo, em todos, gestores escolares como
público participante.
Essa foi
a primeira etapa de um trabalho de sensibilização que vai envolver a escola
para trabalhar a educação emocional e social de aproximadamente180 mil famílias
de alunos do ensino fundamental I e II da rede pública de ensino do Estado da
Paraíba.
A ação
que envolverá toda a comunidade escolar teve início em 2014 com a parceria do Governo
do Estado com a Organização Inteligência Relacional, que implantou a
metodologia Liga Pela Paz, trabalhando a educação emocional, inicialmente, com
alunos do 1º ao 5° ano. Durante essa semana de seminários, a Secretaria
Estadual de Educação assumiu o posicionamento de continuar com o trabalho e
estendê-lo até o sétimo ano do ensino fundamental.
A Liga
Pela Paz, que está presente em 19 estados brasileiros, consegue dar novo rumo à
educação ao trabalhar temas ligados à emoção, a exemplo da raiva, medo, ciúme,
empatia, autoestima, assertividade, carinho, respeito, dentre tantos outros,
que permitem aos educandos desenvolver seu autoconhecimento, refletindo em
melhoria de aprendizagem e convivência.
O gerente
regional de educação de Patos, Luiz Carlos Gabi, durante o seminário naquela
cidade, momento que reuniu gestores da 6ª, 7ª e 11ª GREs, destacou que, ao
trabalhar a inteligência emocional, os alunos conseguem manter, ao longo de
toda sua vida, uma base para se relacionar de forma mais harmoniosa com o mundo
à sua volta.
Sobre
essa nova etapa da Liga Pela Paz na Paraíba, que está ampliando as séries
atendidas e agora também com a família, comentou que é crucial a participação
desta no processo, no acompanhamento mais estreito, mais próximo da educação de
seus filhos. "Os pais precisam ser uma referência positiva para os filhos,
se educar emocionalmente para lidar melhor com suas emoções e das crianças. Por
isso considero de extrema importância a família vir para dentro da escola, ser
nossa parceira", disse Gabi.
A
coordenadora do PSI - Primeiros Saberes da Infância, Kecia Letícia, da 11ª GRE,
em Princesa Isabel, falou dos avanços que a Liga Pela Paz proporcionou na forma
como as crianças passaram a compreender suas emoções, conflitos familiares,
demonstrando isso nas atividades em sala de aula, na mudança positiva de
comportamento. "A Liga possibilitou conhecermos melhor a história da
criança, dialogar com a família e diminuir problemas que afligiam bastante
nossos alunos. Através do painel das emoções, a gente chegava até a família
para saber o que estava acontecendo. Agora temos como trabalhar mais ainda na
solidificação desse elo", opinou Kecia.
A
coordenadora geral do PPSI da 10ª GRE (Sousa), Noélia Lourenço Martins, diz que
trata-se de uma ideia fantástica trabalhar a família na escola. "Acredito
que isso fará grande diferença e testemunharemos ainda mais a redução da
violência na comunidade escolar", enfatizou.
A droga é
assunto corrente quando se faz referência à violência. Cabo Erivan Lins, educador
do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas, que participou do
seminário de educação emocional e social em Sousa, destacou a parceria
escola-família, dizendo que esta é a base de tudo, de formação da ética, de
valores e bos bons princípios da criança, e a escola, com a Liga Pela Paz sendo
estendida a essa família dará grande contribuição na prevenção a atos
violentos.
O
conferencista João Roberto de Araújo fez uma avaliação bastante positiva dos
seminários que enfocaram a inteligência emocional esta semana na Paraíba. Diz
ter percebido nos gestores escolas, aceitação e compreensão muito
profundas acerca do significado e da importância do trabalho com as famílias.
Comentou
que há uma reclamação, uma demanda permanente dos educadores, dos gestores de
todas as escolas no sentido de maior presença dos pais no processo educativo.
"Essa decisão do Governo da Paraíba, da Secretaria de Educação, de assumir
esse protagonismo, de convidar as famílias para refletir sobre as emoções,
orientar sobre o impacto do comportamento dos pais no bem estar dos filhos, no
desempenho deles na escola foi muito bem aceita pela comunidade escolar”,
acrescentou, enfatizando estar com uma expectativa muito forte, positiva em
relação a essa intervenção.
Aparecida
Uchoa, da Secretaria de Estado da Educação, que esteve presente nos quatro
seminários, disse que mais de 90% dos diretores das escolas estaduais
compareceram aos encontros. "Percebemos que já havia uma espera
agradável desses gestores de poder chamar a família para dentro da escola e
dialogar sobre tantos temas importantes que podem trazer mais harmonia e
desenvolvimento para vivenciar as emoções", comentou.
Marcos
Eugenio – Ascom
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