Todos os procedimentos previstos nos protocolos
internacionais foram aplicados com êxito. Um segundo exame será
realizado em 48 horas.
O Ministério da Saúde informa que o exame para
diagnóstico etiológico do paciente suspeito de infecção pelo vírus ebola
teve resultado negativo. A confirmação, contudo, só deve ocorrer após a
realização de um segundo exame, que será coletado 48 horas após a
primeira amostra. O estado de saúde dele é bom, não apresenta febre e
está mantido em isolamento total no Instituto Nacional de Infectologia
Evandro Chagas, no Rio de Janeiro (RJ). Se o caso também for descartado
como ebola no segundo exame, o paciente sairá do isolamento e o sistema
de vigilância dos contactantes será desmontado.
No próximo domingo (12), será colhida a segunda amostra de sangue,
que também será enviada para análise laboratorial no Instituto Evandro
Chagas, no Pará, que pertence à Secretaria de Vigilância em Saúde, do
Ministério da Saúde.
O caso suspeito de ebola foi notificado na quinta-feira (9), na
Unidade de Pronto Atendimento Brasília, em Cascavel (PR). Todas as
medidas de biossegurança foram adotadas pelas autoridades para
isolamento do paciente e investigação de todas as pessoas que tiveram
contatos com ele, a fim de interromper uma possível cadeia de
transmissão do vírus.
Os 64 possíveis contactantes, com o resultado negativo, deixam de ser acompanhados.
O homem, de 47 anos, saiu de Guiné, na África Ocidental, no dia 18 de
setembro, com conexão em Marrocos, e chegou ao Brasil em 19 de
setembro. Por apresentar febre e ter vindo de um dos países com casos da
doença, o caso foi classificado como suspeito. Ele continuar sendo
acompanhado pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no
Rio de Janeiro (RJ), até resolver seu caso clínico.
O Ministério da Saúde esclarece que adotou todos os procedimentos
necessários para a interrupção de uma possível cadeia de transmissão do
vírus. E adotou todos os procedimentos previstos no Regulamento
Sanitário Internacional.
Mais informações
ASCOM/MS: (61) 3315-3580
ASCOM/MS: (61) 3315-3580
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