Areia oferece a seus visitantes várias opções de museus e casarios tombados pelo patrimônio histórico
Integrante da Rota Caminhos do Frio, que inicia sua programação 2009 em julho, o município de Areia receberá visita da diretora do Museu Nacional de Belas Artes – MNBA, localizado no Rio de Janeiro. Mônica Xexéu fará inspeção técnica aos museus da cidade nesta sexta-feira, 19, para conhecer o acervo do pintor paraibano Pedro Américo.
Com a visita a Areia, a diretora do MNBA pretende conhecer desenhos, caricaturas, correspondências e a tela original "O Cristo Morto" do pintor que se encontram abrigadas nos museus da cidade natal do artista. A visita também tem como objetivo acertar os procedimentos para o termo de cooperação técnica que será firmado entre o MNBA, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan e a Associação dos Amigos de Areia - AMAR, com a finalidade de se restaurar todo o acervo em papel do artista.
“Com a participação de Areia na Rota temos a possibilidade de ressaltar grandes nomes que nós paraibanos não damos o devido valor. Pedro Américo é um ícone tão importante que receberemos essa visita ao município. A união entre conteúdo cultural e o turismo só consolida cada vez mais o Caminhos do Frio no cenário paraibano e nacional”, comenta Regina Amorim, gestora do projeto de Turismo do SEBRAE Paraíba.
O MNBA é um dos museus de arte mais importantes da América Latina e conta com um acervo de pinturas, esculturas, desenhos e gravuras brasileiras e estrangeiras dos séculos anteriores até a contemporaneidade. Para a terrinha, o museu é de grande importância, pois abriga um número expressivo de obras de Pedro Américo. É lá onde se encontra a famosa tela "A Batalha do Avaí", sobre um dos últimos episódios da guerra do Paraguai, pintada pelo gênio no século XIX. A obra ocupa uma vertical inteira de uma das altas galerias do Museu.
Beleza natural e histórica - A cidade de Areia está situada a 118 km da capital, no topo da Serra da Borborema. Sua paisagem natural é valorizada pelas ruas que acompanham a topografia acidentada do terreno, possibilitando vários pontos de belas vistas nas encostas da serra.
Detentora de uma arquitetura representativa, a cidade se destaca no cenário nacional pelo seu universo cultural. O cuidado com o registro da sua história faz com que Areia possua três museus importantes, o Museu Casa de Pedro Américo, Museu da Rapadura e o Museu Regional de Areia. A cidade também abriga o primeiro teatro construído da Paraíba, o Teatro Minerva. No município nasceram grandes personalidades, como Pedro Américo, autor do Grito do Ipiranga, Batalha do Avaí e outras obras famosas. O escritor José Américo de Almeida, autor de A Bagaceira também é um dos filhos ilustres da terrinha.
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae Paraíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário