O Hospital Regional de Patos Dep.
Janduhy Carneiro mantém em funcionamento um importante serviço que serve de elo
do cidadão com a administração pública, a Ouvidoria, que vem conseguindo dar
resolutividade a diversas reclamações, uma média de 15 por mês.
Mesmo sendo um espaço destinado
ao exercício da cidadania, alguns pacientes deixam de formular suas reclamações
quando questionados pelos ouvidores do Janduhy Carneiro. “É muito importante
que os problemas sejam identificados por nossa clientela para que possamos
melhorar cada vez mais o atendimento”, comenta a diretora do HRP Hígia Lucena.
Três ouvidores, Bismark Sousa
Nóbrega, Layse Alves da Costa e André Pereira realizam o trabalho de visitação aos
pacientes e acompanhantes. Primeiramente, na abordagem, explicam os objetivos
do contato, os direitos dos usuários e a importância da participação destes
para a melhoria da qualidade dos serviços.
Bismark Nóbrega explica que as
denúncias formuladas que chegam à Ouvidoria são transformadas em demandas e são
trabalhadas de acordo com cada especificidade. “Há queixas que são tratadas em
nível de coordenação, outros são encaminhados à direção do Hospital que busca a
resolução”, explica o ouvidor.
Como a assistência social possui
muitas atribuições, a Ouvidoria realiza também pesquisas de satisfação dos
usuários do SUS, que também mostram a percepção dos pacientes e acompanhantes
sobre os serviços hospitalares.
Todas as informações são analisadas
pelos coordenadores e diretoria do Janduhy Carneiro. Elas apontam o bom
desempenho e deficiência de cada setor. Atendimento médico, na internação, de
enfermagem, assistência social, alimentação fornecida, limpeza, roupa, cama e
banho, medicação, perfil do paciente, dentre outros são tópicos que fazem parte
das pesquisas mensais do Hospital Janduhy Carneiro.
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