Os enfermeiros que atuam por meio do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), através do Programa de Saúde na Escola (PSE), na cidade de Patos-PB, estão desenvolvendo o projeto Olhar Brasil, que tem como objetivo identificar problemas visuais em 100% dos alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental (1º ao 9º ano) e os que integram o Programa Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação, que engloba a população de 15 a 59 anos de idade.
Em Patos, as escolas foram divididas de acordo com os 4 DGAs (Distrito Geo-Administrativo), onde cada um possui os enfermeiros responsáveis por realizar a identificação das pessoas com problemas visuais.
O passo seguinte é prestar assistência oftalmológica com, dentre outras ações, o fornecimento de óculos. Assim, os alunos passam a ter as condições de saúde ocular necessárias ao aprendizado.
Nesta terça (10) e quarta (11), os alunos das escolas que compõem o DGA I darão início aos exames oftalmológicos oferecidos pelo Centro de Especialidades Frei Damião. Serão submetidos a exame 12 alunos da Escola José Permínio Wanderley (Santa Gertrudes) e 13 alunos da Escola Egmar Longo (bairro Belo Horizonte).
O enfermeiro, Dionísio Pereira, responsável pelo DGA I, que possui 16 escolas e cerca de 2.800 alunos, recomenda aos pais dos alunos que necessitam do exame, que providenciem a documentação necessária para entregar na escola, inclusive o cartão SUS da criança.
De acordo com o enfermeiro Fransuélio Félix, responsável pelo DGA IV, os 39 alunos da Escola Manoel Roberto e mais 3 da Escola Madre Auxiliadora farão o exame oftalmológico no dia 27 de junho. “Já fizemos a triagem e estamos concluindo o recebimento da documentação das crianças que necessitam do exame”, disse.
Todas as escolas do município serão cobertas pelo projeto, sendo que por meio de rodízio entre os 4 DGAs.
Hélio Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário