Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Estudo traça perfil turístico das prais paraibanas





Durante um mês, 800 freqüentadores, empresários e ambulantes foram entrevistados para traçar o perfil turístico das praias.
            Estudo encomendado pelo Sebrae Paraíba, identificou o perfil dos usuários, ambulantes e proprietários de bares das praias paraibanas e mapeou as práticas sócio-culturais dos usuários. Foram aplicados 800 questionários no período de um mês nas praias do litoral norte e sul do Estado incluindo o município de Mamanguape. Os dados coletados servirão de subsídio para a elaboração de um projeto de turismo que irá beneficiar os empresários e ambulantes.              
            Os resultados apontaram que ¼ dos freqüentadores vão à praia motivados pelos serviços oferecidos nas barracas. 90% dos entrevistados compram algum produto, sendo comida e bebida os mais consumidos. “É preciso mostrar aos vendedores, sejam eles fixos ou ambulantes que são números bastante significativos” enfatiza Jaqueline Freire, consultora da Dip Assessoria empresa contratada para realizar a pesquisa. Outro dado importante foi a intenção de retorno demonstrada pela maioria dos freqüentadores entrevistados. 
            Entre os quesitos apontados como razoáveis, foram destacadas as condições de higiene e infra-estrutura como banheiros, chuveirões de água doce, serviços de transporte e segurança e fiscalização dos estabelecimentos. “Com exceção da higiene, todos os outros pontos competem ao poder público, oferecer melhores condições de infra-estrutura para os destinos turísticos da Paraíba” explica Jaqueline.
            Nos questionários direcionados aos vendedores fixos e ambulantes, a falta de capacitação é o problema mais expressivo. De acordo com Regina Amorim, gestora estadual de Turismo do Sebrae Paraíba, com esse diagnostico é possível direcionar estratégias para essas categorias. “É preciso dirigir o foco das ações para esse segmento específico de mercado, atender as necessidades deles e assim obter para que os mesmos obtenham retorno mais rápido. E assim compreendam a importância da capacitação” disse Regina.
Consciência ambiental – Cuidado com o lixo foi um dos aspectos positivos revelados na pesquisa, 94% dos entrevistados afirmaram que se sentem responsáveis pelo lixo que produzem quando estão na praia. “Esse zelo com o meio-ambiente aparece como um reflexo desse freqüentador que demonstrou ao longo da pesquisa uma preocupação elevada com a higiene” afirma Jaqueline.
Assessoria Sebrae

Nenhum comentário:

Arquivo do blog