sábado, 23 de fevereiro de 2013

Central de Transplantes do Hospital Regional de Patos busca ampliação de doações de córneas para 2013





Com uma estatística de 24 doações no ano passado, a proposta da OPC – Organização a procura de Córnea, espera ampliar esse numero em 2013. A proposta maior é a massificação desse serviço em Patos e conscientizar os responsáveis legais sobre a doação de órgãos.

A coordenadora da OPC, Jordânia dos Santos Xavier (foto) disse que a maior dificuldade é a ausência do responsável legal, quando da liberação dos corpos, De acordo com ela, somente eles, podem autorizar a captação, assinando o termo de autorização.

A OPC tem uma equipe multidisciplinar, enfermeiras, psicólogas e assistentes sociais, para dar o suporte geral as famílias no momento da decisão sobre a doação. No Hospital Regional hoje só existe a captação de córneas são recolhidas e levadas para João Pessoa, onde acontecem os transplantes.

De acordo com a enfermeira Josivânia Xavier a captação de córneas, que obedece três critérios fundamentais para a realização da doação, o primeiro deles é a idade que deverá ser 03 a 70 anos, em seguida a causa da morte e ter o prazo Maximo de 6 horas para a captação do órgão.

A coordenadora pede que a população conheça a Central de Transplantes, que tem sala dentro do Hospital Regional de Patos, para esclarecimentos, além do telefone especifico para o serviço de doação de órgãos que o 9180-8088 para conhecer como funciona o trabalho.

Fonte: Cláudio Paschoal/Ascom HRP



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em respeito à legislação eleitoral este espaço para comentários ficará suspenso, retornando somente após as elições. Grato aos nossos leitores.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.